Moradores de Palhoça, na Grande Florianópolis, que moram às margens da BR-101, levaram um susto na tarde de ontem. Famílias de nove casas foram surpreendidas por uma verdadeira chuva de pedras que causou muitos prejuízos.

O incidente ocorreu por volta das 14h, quando a empresa responsável pela duplicação da rodovia deu início a detonação de rochas. Pedaços de pedras voaram pela região, atingindo as residências.

Em uma delas, uma pedra entrou pelo telhado e caiu sobre a mesa, onde uma família havia acabado de almoçar. Por pouco um senhora de 85 anos não foi atingida.

Das nove casas atingidas, a mais prejudicada teve todo a estrutura comprometida por um pedregulho que entrou pela parede da sala. A Defesa Civil interditou o local.

A empresa responsável pela detonação chegou a notificar as pessoas e solicitou que saíssem de suas casas ao meio-dia. Mas segundo os moradores atingidos, os trabalhos só começaram às 14h, quando muitas pessoas já haviam voltado.

A Defesa Civil solicitou que a empresa responsável reavalie os procedimentos adotados para descobrir o que deu errado no processo. Segundo Nelson Paiva Junior, da Defesa Civil de Palhoça, a empresa será autuada e deverá pagar uma multa. O valor ainda será calculado.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) os moradores serão ressarcidos pela empresa responsável pela detonação.