O Diretor Geral do DNIT, Jorge Fraxe, fez um balanço rápido da atuação da Autarquia neste ano das perspectivas de investimentos do Governo Federal em infraestrutura rodoviária até o próximo ano. A avaliação foi durante a solenidade de abertura da 41ª Reunião Anual de Pavimentação – RAPv,esta semana, no ExpoCeará, novo centro de feiras e eventos de Fortaleza.

O Diretor comentou que ainda há muito por fazer pelas rodovias federais, mas salientou que o DNIT está no caminho certo e considerou que a situação atual já é bem melhor, com boas perspectivas de mais investimentos e melhoria. “Esta semana comemoramos a marca de 28 mil quilômetros de projetos executivos elaborados. Os projetos estão no mercado e vão se transformar em contratos de obras”, disse. O trabalho produzido em 8 meses, segundo ele, serão a base para obras de melhoria, construção e aumento de segurança nas rodovias.

A meta do órgão é ter todos os 58 mil quilômetros de extensão da malha federal cobertos por contratos de manutenção estruturada, até dezembro deste ano. “É bom lembrar que esse tipo de manutenção é bem mais que o simples de tapa-buraco”, lembrou. Os serviços previstos são mais abrangentes, incluindo recuperação funcional e estrutural do pavimento, aumentando o conforto para os usuários.

Entre as grandes obras que serão licitadas este ano foram citadas a duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares e da BR-116 no Rio Grande do Sul. Ele destacou o BR-Legal, o novo projeto de sinalização de rodovias que também será licitado em breve. “Serão investidos aproximadamente R$ 4 bilhões em 5 anos, para garantir boa sinalização e segurança nas rodovias federais”, informou o Diretor. O BR-Legal investirá também na instalação de placas com orientação turística (já prevendo os grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014), e em instalação de defensas metálicas em trechos sinuosos.

Jorge Fraxe lembrou que a execução das obras está ganhando muita agilidade, graças ao RDC – Regime Diferenciado de Contratação. Com o RDC, o prazo de uma licitação é de apenas um mês. Em processos normais, uma concorrência chega até durar 200 dias, segundo ele.

O Diretor relatou que os servidores da Autarquia em todo o país não são muitos, mas executam um trabalho muito técnico e de grande relevância para o país como um exército. “Eles são fundamentais para que possamos desempenhar nosso papel, de grande importância para a sociedade brasileira. Tenho procurado manter uma visão sistêmica da Casa, sabendo que não existe funcionário de 2ª classe, nem profissão melhor que a outra. O trabalho administrativo é tão especial quanto o técnico”, afirmou.

Ele comentou que até novembro o Governo lançará o edital de concurso público para contratação de 1.200 funcionários de nível médio e superior preencher o quadro do DNIT tanto na área técnica quanto na área administrativa.

BEM – Segundo o Diretor, os novos tempos vão além do total de investimentos e da qualidade dos serviços em execução. Ele anunciou que a partir do próximo dia 18 o site do DNIT vai disponibilizar acesso aos boletins de medição das obras executadas. No primeiro momento, o BEM – Boletim Eletrônico de Medição vai fornecer, on line, as informações referentes à execução física e pagamento efetuado de 107 contratos de obras. A intenção é dar transparência a todas às obras executadas pela Autarquia, para que todo cidadão possa ajudar a fiscalizar os serviços.

INVESTIMENTOS NO CEARÁ – Para o estado do Ceará os novos investimentos ultrapassam os R$ 340 milhões. Isso, contando apenas as licitações concluídas recentemente, e em andamento. Os recursos são para restauração de 1.800 quilômetros de rodovias. Praticamente toda a malha rodoviária federal cearense será coberta por contratos de restauração, manutenção e segurança. A Superintendência Regional do DNIT no Estado tem, em seu orçamento atual, R$ 450 milhões de obras em andamento. São 160 quilômetros em restauração e 32 quilômetros em construção.