Em dezembro do ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou um programa ambicioso para manutenção, reparo e alargamento de pontes e viadutos nas rodovias federais. A iniciativa previa que a metade delas no país – um total de 2,5 mil estruturas – passariam por reformas entre 2011 e 2014. A empreitada custaria R$ 5,8 bilhões. Só em 2011 seria aplicado R$ 1 bilhão. Em setembro, discretamente, a diretoria do Dnit decidiu abandonar o programa. Nenhum viaduto ou ponte foi reformado. Recentemente, auditoria do Tribunal de Contas da União apurou que o programa apresentava uma série de irregularidades, a começar por falhas encontradas na relação de pontes que deveriam ter prioridade de atendimento, por conta de suas estruturas estarem em estado crítico.

Em nota ao Valor, o Dnit admitiu as irregularidades no programa. Segundo a diretoria do órgão, já existe um novo plano de ação. No curto prazo, estão previstos projetos de recuperação de 23 pontes e viadutos em pior situação.