O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT economizou R$ 20 milhões nas obras de restauração da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR. A Restauração com Melhoramentos e Adequação, entregue semana passada, renovou todo o trecho de 20 quilômetros aumentando o conforto e a segurança dos usuários.

A economia veio com a mudança na escolha do projeto para o trecho de 12 quilômetros dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Em 2009, planejava-se substituir totalmente o pavimento flexível por outro de concreto-cimento. O custo, entretanto, era estimado em R$ 27 milhões. Optou-se por outro projeto, mantendo-se o pavimento flexível.

“Como o tráfego dentro do parque é restrito aos veículos autorizados, como os ônibus turísticos, este tipo de pavimento em asfalto garantirá um trabalho com ótimos resultados e durabilidade a um custo bem menor”, ressalta José da Silva Tiago, Superintendente Regional do DNIT no estado do Paraná. O trecho dentro do parque foi licitado pelo DNIT em R$ 4,5 milhões. Ainda dentro deste valor, houve mais uma pequena economia durante a execução dos serviços.

Economia também ocorreu na área externa ao parque, com 8,7 quilômetros igualmente restaurados. Durante a execução constatou-se serem desnecessários alguns dos serviços, como: terraplenagem e remendos profundos, o que gerou uma economia de aproximadamente R$ 800 mil. Mesmo com a redução de gastos, o trecho da rodovia recebeu a implantação de 3,6 quilômetros de terceiras-faixas, 800 metros de vias marginais, 10 baias de parada de ônibus (com guaritas cobertas),e nova rótula de acesso ao aeroporto internacional, além de toda pavimentação.