O asfaltamento da rodovia Cuiaba/Santarem é uma obra de vital importancia para o desenvovilmento da região norte de Mato Grosso . A muito seu asfaltamento esta sendo protelado ,devido grandemente pela influencia de Ongs ambeintais que argumentam que a cosntrução do asfalto, traria grandes prejuizos ambientais a região. Parece ,porem, que estão sendo superados estes entraves, e o asfalto desta obra importante e até decisiva , para a consolidação do desenvolvimento desta grande região agora, seja efetivado.

Hoje existe na na região de influência desta rodovia, uma crescente consciência ecológica, de que o MFS ( Manejo Florestal Sustentável) e a ZEE devam e estão sendo implementadas.A integração lavoura/pecuária, com agregação de tecnologia, nas áreas do norte do Mato Gosso, vem aparecendo como uma importante alternativa para manter o crescimento agricola, sem a obrigatoriedade de desmatamentos. Inimaginável.
Hoje a região mesmo sem a ligação para o norte ja é uma area de maior desenvolvimento do pais.Alem da soja, hoje existem frigoríficos de suinos e aves, uma dezena de outros empreedimentos , absorvendo produção regional e exportando para os mercados europeus e asiáticos.

Toda esta produção espera a saida para o norte para aumentar os lucros . Tomemos a cidade de Lucas do Rio Verde, o maior produtor de milho safrinha, das Américas. É a cidade mais ao sul da zona de influência da BR 163. Pois bem. Para escoar sua gigantesca safra, os luverdenses direcionam seus grãos ao porto de Paranaguá, percorrendo 2.200 km . Com o asfalto da BR 163, os grãos luverdenses serão direcionados para o porto fluvial de Santarém, na confluência do Tapajós e Amazonas, rumo à Belem, e daí ganhando o Oceano em direção à Comunidade Européia. Percurso ? 1.400 km,ou seja, 2 dias e 8 hs .A metade do custo,.Isto só na largada. Imagine o tempo ( e custo ) do graneleiro desde o litoral de Antonina, no Paraná, até o Norte brasileiro, com o graneleiro que saido de Santarém, navegou até Belém e ganhou o Atlântico.

Isto é apenas um exemplo .Depois de quatro décadas de espera, o asfaltamento da BR-163, com 1.770 Km de extensão entre Cuiabá e Santarém, será finalmente concluído no final deste ano

Quem garante é o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – Dnit, Luiz Antônio Pagot. Ele revelou que a obra será inaugurada até dezembro, ficando para 2012 apenas a conclusão das 59 pontes que estão sendo construídas do lado do Pará. A rodovia, com trechos de 1.005 Km no Pará e 765 Km em Mato Grosso, tem custo estimado em R$ 1,40 bilhão.

Centenas de máquinas e homens estão mobilizados no trabalho de pavimentação, quase 24 horas por dia. Rochas são detonadas com explosivos de dinamites e máquinas com tecnologias de última geração complementam este trabalho, removendo materiais do solo e abrindo frente para a execução de outras etapas das obras, inclusive terraplanagem e construção de pontes e bueiros.

“Para o Exército não existe sábado, domingo ou feriado. Trabalhamos todos os dias para compensar aqueles que eventualmente ficamos parados por causa das chuvas”, afirma o engenheiro residente da “Operação Guarantã” no destacamento militar de Guarantã do Norte, Áureo Rafael Ferreira da Silva. Segundo o capitão Wesley Nantes, comandante do destacamento militar de Guarantã, cada dia de chuva representa três dias de paralisação dos trabalhos. “Por isso, quando a chuva dá trégua não temos dia certo para descansar”.