“Hoje se concretiza um sonho. Um sonho que iniciou nas pranchetas de uma obra rodoviária, e onde os estudos ambientais apontaram vidas sobre um dique em condições precárias. Hoje as casas definitivas serão entregues às pessoas que acreditaram nesse projeto do DNIT”. Com estas palavras, o Superintendente do DNIT/RS, Pedro Luzardo Gomes falou aos presentes no ato de entrega da chave à primeira família beneficiada no Programa de Reassentamento Populacional da BR-448, que aconteceu nesta sexta-feira (21/12), no bairro Fátima, em Canoas RS.

Luzardo ressaltou que, para a concretização da ação, foi fundamental o envolvimento da Gerência Ambiental da BR-448, das construtoras do Lote 3, da prefeitura de Canoas, além do apoio da CEF – Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, na construção das moradias. Mauro Bohn, superintendente da CEF ressaltou o trabalho de parceria para a concretização do sonho das famílias e a importância da cidadania, passando pela casa própria. “Uma obra destas não nasce sozinha. Muitas pessoas contribuíram. Nada é mais digno na vida que o endereço”, enfatizou.

Angelita Cunha, o esposo e os quatro filhos, depois de 20 anos de residência no Dique do Gás e muitas dificuldades, lembra emocionada: “Estou muito feliz. Morava na beira do valão, não tinha como instalar uma luz decente e nem água.Estou muito contente pelas crianças”. A partir de hoje, assim como ela, uma nova vida inicia para as mais de 500 famílias que seguem o cronograma de mudanças definitivas e com isso a liberação de área para a construção da rodovia.

A cerimônia foi marcada por agradecimentos e recordações, como a do Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, “Há mais de 20 anos esta obra está sendo esperada. Agradecemos pela parceria e confiança e estou retribuindo isso hoje. É uma grande oportunidade poder dar uma vida melhor para as pessoas”, destaca.

O evento contou também com a presença de autoridades municipais, do DNIT, moradores da comunidade e da Equipe de Gestão Ambiental do empreendimento.