Conforme anunciado, o DNIT recebeu, em sessão pública, as propostas técnica e de preços dos cinco primeiros lotes da obra de duplicação da BR-381/MG, no trecho localizado entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A licitação, realizada no Regime Diferenciado de Contratações – RDC, destina-se a selecionar a melhor proposta para contratação de empresas que vão elaborar os projetos básico e executivo, além de executar as obras de adequação de capacidade da rodovia.

Após o credenciamento das empresas ou consórcio de empresas, a Comissão de Licitação do DNIT recebeu, em cada um dos lotes, as propostas de preços e técnicas. A análise foi iniciada pelas propostas de preços, que foram classificadas em ordem decrescente, de acordo com as determinações da legislação do RDC. A partir daí, iniciou-se a fase de lances. De forma individual e sucessivamente, o presidente da Comissão de Licitação, Arthur Pinho de Lima, convidou os licitantes a apresentar lances verbais, inferiores ao menor lance já ofertado. Concluída a fase de lances verbais, as propostas receberam notas, sendo a maior nota conferida àquela de menor valor.

A partir de agora, o DNIT passa a analisar as propostas técnicas de cada lote a fim de definir, em um prazo de aproximadamente 30 dias, as notas para as propostas técnicas. As notas das propostas técnicas serão somadas às notas das propostas de preços. O vencedor de cada lote será o que obtiver a maior nota deste somatório. Definido a nota vencedora, a empresa ou consórcio de empresas deverá apresentar a documentação de habilitação e o detalhamento da proposta de preços quando, então, será encerrado o certame e assinado o contrato.

Nesta sexta-feira, o DNIT realiza sessão pública para recebimento das propostas de mais dois lotes. Na segunda-feira, a Autarquia recebe as propostas técnicas e de preços dos últimos 4 lotes. Acesse aqui as Atas das sessões de recebimento das propostas.