O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) publicou no Diário Oficial da União (DOU), a suspensão de oito editais de obras em diversas rodovias federais de Mato Grosso do Sul. Ao todo foram R$ 823,3 milhões de recursos federais para reparos em rodovias que foram congelados. Quem assina as ordens de suspensão dos editais é o superintendente provisório do Dnit-MS, Antonio Carlos Nogueira.

Os editais cancelados foram lançados pelo antigo superintendente, Marcelo Miranda, que foi exonerado do cargo junto com outros dois diretores do órgão, no último dia 2 por suspeitas de terem ignorado denúncias de irregularidades em obras no Estado.

O Terra entrou em contato superintendente interino do órgão, Antônio Carlo Nogueira que explicou os motivos da suspensão dos editais. “Constatamos algumas inconsistências no edital padrão com o projeto. Um exemplo é alteração das composições do cálculo do Bonificação de Despesas Indiretas (BDI), em que o índice que passou de 27,84 para 26,70, então teve que ter uma nova avaliação, porque teve que recalcular todos os preços. Vamos ter uma redução do preço unitário dos serviços no edital. Outro problema é que tiveram erros de digitação, valores que eram para ser de R$ 100 mil passaram para R$ 1 milhão”, explicou Nogueira.

O superintendente espera que no máximo em 30 dias os editais possam ser reformulados e publicados novamente. Nogueira afirmou que aguarda ansiosamente a nomeação do novo dirigente do órgão para que decisões mais importantes sobre Dnit-MS possam ser tomadas.

“Estou uma semana como interino, tentando responder as coisas do dia-a-dia do órgão, as grandes questões serão respondidas pelo novo superintendente, que deve ser nomeado. Aguardo novidades sobre isso está semana”, comentou o responsável pelo Dnit-MS.

Obras Suspensas
Entre as obras que por enquanto não serão realizadas estão a recuperação de 379,5 km de estrada na BR-163, que corta o Estado ligando o Paraná ao Mato Grosso, avaliada em R$ 309.687.474,17.

As obras de 241,6 km da rodovia BR-060, que liga o Estado de Goiás até a fronteira com o Paraguai, orçada em R$ 122.650.650,94. Outro trecho é o que liga o Estado de Goiás ao município de Três Lagoas (MS), cidade que faz divisa com o Estado de São Paulo, passando pelas BR-158 e BR-262, totalizando 271,1 km avaliados em R$ 133.448.774,85.

A menor obra que seria realizada era a recuperação de 84,6 km da BR-163 entra as rodovias BR-060 e BR-267, que dá acesso a região norte do município de Nioaque, que estava orçada em R$ 37.297.969,42.

Também foram canceladas as licitações para obras de recuperação de 470,8 km da BR-262, BR-163, BR-419 e BR-359, que passam pelas rodovias que ligam o Estado de São Paulo ao município de Corumbá (MS), que faz fronteira com a Bolívia, orçadas em R$ 220.281.697,96.