O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai investir R$ 108,2 milhões em sinalização vertical (na pista) e horizontal (placas) nas rodovias federais. Mas o processo de licitação é lento e as benefeitorias podem levar até um ano para serem vistas pelo contribuinte.

As empresas que prestarão o serviço de sinalização devem apresentar suas propostas no dia 9 de fevereiro. Depois disso, são até quatro meses para conhecer os vencedores e até um ano para a sinalização de fato ser implantada nas vias.

Minas vai ser contemplada com R$ 12 milhões, verba a ser distribuída para 12 estradas. No entanto, a BR-381, considerada uma das mais violentas do país, pelo alto índice de acidentes com morte, não vai ser beneficiada.

Uma das BRs mineiras mais beneficiadas é a 365, que liga Montes Claros, no Norte do estado, a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com prolongamento até a BR-364, divisa com Goiás. Ela terá três trechos contemplados.

Confira onde serão feitas as melhorias

– BR-135: da BR-040, em Curvelo, até Montalvânia, na divisa com a Bahia
– BR-259: de Felixlândia a Aimorés, na divisa com o Espírito Santo
– BR-365: de Montes Claros a Uberlândia, com prolongamento até a BR-364, na divisa com Goiás
– BR-040: de Brasília a Belo Horizonte
– BR-153: no Triângulo Mineiro
– BR-352: de Pará de Minas a Abadia dos Dourados, na divisa com Goiás
– BR-146: de Patos de Minas à divisa com São Paulo
– BR-262: de Rio Piracicaba à divisa com o Espírito Santo
– BR-265: de Rio Pomba a Ilicínea
– BR-267: de Leopoldina a Poços de Caldas
– BR-474: de Caratinga a Ipanema
– BR-482: de Conselheiro Lafaiete à divisa com o Espírito Santo