Duas pessoas morreram em acidente na BA-233 envolvendo um ônibus da Empresa Catedral, com placa JDR 4791, que saiu de São Paulo com destino a Natal (RN), na manhã de ontem, quarta-feira, 13. O motorista perdeu o controle e o veículo tombou na estrada em trecho entre os distritos de Alto Vermelho e Santa Quitéria, município de Itaberaba, na Chapada Diamantina. A pista liga Itaberaba a Ipirá e o acidente deixou mais de 30 feridos.

O ônibus trazia 39 passageiros. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros encontraram duas vítimas fatais, uma criança e uma jovem de 17 anos. Ambas arremessadas para fora do veículo. A morte , provavelmente poderia ser evitada caso estivessem usando o cinto de segurança.  Os feridos foram encaminhados para os hospitais de Itaberaba.

Dois passageiros, Jorge Amaro de Silva e Pedro Raimundo Ferreira da Costa, disseram à imprensa da região que o motorista foi trocado em Itaberaba e o que assumiu o controle do veículo vinha a noite toda conversando com uma moça. “Ele não dormiu direito e estava correndo muito, aí perdeu o controle do ônibus nessa curva. Nasci de novo”, disse o sobrevivente. Ele informou que os passageiros estavam sem cinto de segurança. “Nem deu tempo de botar, já que acabamos de tomar café, quando vimos foi todo mundo gritando dentro do ônibus e aí já tinha virado”, completa Pedro Raimundo.

Na avaliação do Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, alegar que não deu para colocar o cinto não procede. “O problema é que as pessoas afivelam o cinto no avião, que é muito mais seguro, e não o fazem no ônibus. A falta do uso do cinto num acidente, aumenta em 70% o risco de morte e feridos graves.” Segundo Rizzotto o ônibus é um modelo Mercdes Benz de 2013, portanto oferece cinto de segurança a todos os ocupantes.