O trecho da BR-280 que cruza o perímetro urbano de Jaraguá do Sul e Guaramirim deve começar a ser duplicado no final de 2012 ou começo de 2013. Em reunião realizada na manhã de sexta-feira, dia 12, o prefeito de Guaramirim, Nilson Bylaardt, o deputado estadual Carlos Chiodini e o presidente da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), Durval Marcatto, decidiram contratar uma empresa para fazer o projeto. De acordo com Chiodini, o encontro também definiu a participação total do Estado no orçamento, que será R$ 40 milhões.

Segundo Bylaardt, além do alargamento, viadutos serão construídos nos pontos mais críticos da rodovia, como o trevo de acesso a Guaramirim e Massaranduba. As melhorias vão facilitar a viagem de motoristas como Cleiton Klebert, de 22 anos. Ele faz entregas na região e passa pelo trecho todos os dias. “Chego a fazer oito quilômetros em meia hora”, disse Cleiton, que às vezes segue pelo centro de Guaramirim para não pegar o engarrafamento.

O trecho também é evitado por Fernando Franke, de 24 anos. Ele é de Massaranduba e viaja cerca de três vezes por semana para instalar equipamentos de segurança nas cidades vizinhas. “Um viaduto seria fundamental”, disse. “Esses quilômetros de fila são um horror”, reclama.

Reunião marcada para a essa segunda-feira, dia 15, servirá para escolher a empresa a ser contratada para viabilizar o projeto. Quanto estiver pronto, o planejamento será entregue ao Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) para a abertura da licitação que irá definir a empresa que executará a obra. O encontro deverá ter a presença do prefeito de Guaramirim, da prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell, entidades empresariais das duas cidades e representantes do Deinfra e do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).