A operadora de concessões de infraestrutura Ecorodovias teve lucro maior no quarto trimestre, refletindo aumento do tráfego e das tarifas de pedágio nas estradas administradas pela companhia.

A empresa informou nesta quarta-feira que seu lucro líquido comparável do quarto trimestre somou 97,2 milhões de reais, alta de 9,5 por cento ante mesma etapa de 2016. O lucro líquido que serve de referência para remuneração aos acionistas somou 100,4 milhões de reais, aumento de 8,9 por cento na comparação anual.

O resultado operacional da companhia medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), cresceu 14 por cento, para 398,5 milhões de reais, também na medição com o mesmo período de um ano antes. Pela métrica da pro-forma comparável, o Ebitda somou 437,6 milhões de reais, avanço de 12,3 por cento ano a ano.

O tráfego consolidado das rodovias administradas pela empresa entre outubro e dezembro foi 4,7 por cento maior do que um ano antes, com destaque para os veículos pesados.

“O tráfego influenciado positivamente pelo aumento das exportações de commodities agrícolas nos portos de Santos, Paranaguá e Rio Grande”, comentou a Ecorodovias.

Simultaneamente, a tarifa média de pedágio nas concessões da Ecorodovias cresceu 5,6 por cento na comparação anual, em função de ajustes previstos em contratos.

A última linha do resultado só não foi melhor devido ao aumento do custo caixa com a revisão de preços dos serviços da unidade de serviços em 2016, com repasse das reduções de custos ao longo de 2016, sem impacto no resultado consolidado. A empresa explicou que esse efeito foi extraordinário.

A empresa também previu investir 987 milhões neste ano.

A Ecorodovias venceu no começo do mês a concorrência para exploração por 30 anos de um lote de rodovias em Minas Gerais, com uma oferta pela outorga de 2,06 bilhões de reais. Dias antes, comprou por 600 milhões de reais a Concessionária de Rodovias Minas Gerais (MGO).

Em janeiro, a empresa também havia arrematado a concessão do Rodoanel Norte, em São Paulo, com oferta de 883 milhões de reais 91 por cento acima do mínimo estipulado no edital.

Fonte: Extra