A Ecosul deu início à obra de readequação do acesso ao bairro Santa Tereza, entre o km 0 e o km 1,2 da BR-392, em Rio Grande. Entre as ações previstas está a reformulação da sinalização horizontal e vertical do trecho, com a intenção de melhor orientar aos motoristas em função da mudança. Segundo o engenheiro da concessionária, Marcelo Hansen, o objetivo da obra é facilitar o tráfego, principalmente pelos veículos que se deslocam do centro da cidade às indústrias presentes na BR-392.

Com previsão de duração de 20 dias a obra prevê mudanças na geometria dos acessos, reformulação de toda a sinalização horizontal e vertical, construção de canteiros e implantação de nova pavimentação na BR-392. “Atualmente, durante os horários de pico, os veículos que param na rodovia aguardando a possibilidade de converter à esquerda acabam por gerar transtorno no trânsito”, explica.

Outro fator agravante é a existência de paradas de ônibus na BR-392. A intervenção tem apoio da Prefeitura do Rio Grande que irá recolocar os abrigos de ônibus. As equipes da concessionária somam 50 profissionais trabalhando na obra, entre corpo técnico, obra de pavimentação, readequação dos canteiros e sinalização.

O secretário municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito do Rio Grande, Enoc Guimarães, destaca a importância das obras para disciplinar o fluxo de trânsito no local. “Principalmente no sentido de evitar acidentes, visto o grande número de veículos que transitam pelo local, bem como das inúmeras possibilidades de conversões existentes”, declarou.


Mudanças

Segundo o engenheiro da Ecosul, com as mudanças no trânsito a avenida Ipiranga ficará em sentido único, apenas Centro – Molhes. “Desta forma os veículos que se deslocam do centro em direção ao porto ou aos molhes e indústrias da BR-392, deverão utilizar o acesso em frente à Refinaria de Petróleo Riograndense”, detalha. Já os veículos que se deslocam das indústrias ou molhes no sentido centro terão uma faixa central na BR-392 para aguardar a conversão à esquerda, no acesso próximo à curva.

Marcelo informa ainda que o acesso ao bairro Santa Tereza será alargado, permanecendo apenas pela rua Marechal Rondon. “Sendo assim os veículos que vêm do Porto não poderão mais aguardar na BR-392 para ingressar à esquerda ao bairro”, observa. Segundo o engenheiro, estes veículos deverão acessar a avenida Ipiranga pelo acesso próximo à curva, trafegar pela avenida até a refinaria, e ingressar na BR-392 em direção ao acesso ao bairro Santa Tereza, para então entrar na rua Marechal Rondon.

Os veículos que saem do bairro Santa Tereza com destino aos Molhes ou Pelotas, não poderão converter à esquerda ao ingressar na rodovia. Será necessário realizar o retorno pela avenida Ipiranga. Já as paradas de ônibus localizadas no referido trecho, no sentido Porto/Molhes, serão deslocadas para a avenida Ipiranga. “As paradas de ônibus no sentido Molhes/Porto permanecerão em apenas um local na BR-392”, complementa. Com a readequação, os veículos com destino ao Porto, oriundos de Pelotas ou dos Molhes, assim como os veículos que saem do porto em direção à Pelotas, seguirão normalmente pela BR-392.