Após o megaengavetamento com cerca de 300 veículos do último dia 15, a Ecovias decidiu propor a redução do limite de velocidade no sistema Anchieta-Imigrantes para 40 km/h, em pontos críticos, nos dias de neblina.

O pacote de mudanças, proposto pela concessionária após reuniões com integrantes do governo de São Paulo, abrange também duas novas restrições a caminhões quando houver baixa visibilidade.

Uma delas é obrigá-los a trafegar em fila única. Outra é a proibição nesses dias aos veículos com carga perigosa.

As medidas foram divulgadas ontem pelo diretor-superintendente da Ecovias, José Carlos Cassaniga, em depoimento na Assembleia Legislativa. Segundo ele, as propostas já têm a simpatia da Artesp, que regula as concessões –e que informou à Folha considerá-las “válidas”.

Mas elas precisam passar por aprovação formal, inclusive no DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Cassaniga afirmou que, após reavaliar a possibilidade de comboios na subida da Imigrantes, concluiu que a operação “não é exequível”.

Ele argumenta não ter sido possível identificar pontos para reter os veículos na Baixada Santista e nos túneis da rodovia em dias de neblina.

RESPONSABILIDADE

Em seu depoimento, o diretor-superintendente da Ecovias afirmou aos deputados estaduais que a imprudência de alguns motoristas pode ter sido determinante no megaengavetamento.

Advogados ouvidos pela reportagem nas últimas semanas avaliaram haver responsabilidade da concessionária em ressarcir os prejudicados.