A Ecovias, concessionária responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, registrou no mês de julho, um recorde histórico no número de operações comboio, devido a maior incidência de neblina nos trechos de serra. A operação de apoio ao trafego em situações de visibilidade reduzida, efetuada pela polícia militar rodoviária e agentes da concessionária, foi realizada 144 vezes em 30 dias, quase cinco vezes mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram formados 29 comboios.

O número já representa quase metade das 332 operações realizadas durante todo o primeiro semestre de 2012. O aumento se deve a maior incidência de dias com densa neblina (fenômeno meteorológico causado pela combinação das baixas temperaturas e o aumento da umidade relativa do ar). Em julho, as dez estações meteorológicas da concessionária registraram 12 dias com neblina abaixo dos 100 metros, condição em que a formação do comboio é solicitada, já em 2011, foram apenas 5 dias.

A operação comboio é realizada sempre a que a visibilidade em qualquer um dos pontos da serra fica inferior a 100 metros. Nessas situações, as praças de pedágio no km 31 da Anchieta e km 32 da Imigrantes são bloqueadas para o represamento do tráfego e a formação de grupos com cerca de 500 veículos, que são escoltados pelas viaturas até um trecho onde a visibilidade esteja melhor.

Como a neblina é um fator climático inevitável e sua incidência costuma causar receio mesmo nos motoristas mais experientes, desde junho de 2012, toda vez que a concessionária monta operação comboio, os condutores recebem nas praças de pedágio o Guia Prático para Viagens Seguras, que nessa primeira edição traz orientações sobre como dirigir em casos de baixa visibilidade.

No material, são desfeitos alguns mitos, como o uso do pisca alerta e do farol alto nessas situações, que embora alguns condutores considerem medidas eficazes, não são recomendados em situações de neblina.

Confira as praças de pedágio no nosso site! http://www.estradas.com.br/new2/pedagios/sp.asp