Após a renúncia da senadora Ideli Salvatti ao cargo de relatora do Orçamento Geral da União para assumir o Ministério da Pesca, o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ronaldo Baumgarten Jr., entrou em contato para solicitar que ela transfira os pedidos do Vale à nova relatora geral do Orçamento da União.

– Agora é aguardar. Mais uma vez Santa Catarina fica sem a caneta. Esperamos que por ela (Ideli) ser uma grande articuladora, ajude a garantir a resposta às nossas prioridades. A duplicação da BR-470 não é só uma prioridade para a economia, é primordial para a vida – desabafa Baumgarten Jr.

O pedido dos empresários vem para reforçar a celeridade dos processos burocráticos que impedem a duplicação. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda não concluiu o Projeto Executivo e o Estudo de Impacto Ambiental, necessários para iniciar o processo licitatório que elegerá as empresas que farão a obra. A expectativa do órgão é finalizá-los até maio. O alargamento da rodovia está previsto apenas para os 74 quilômetros entre Navegantes a Indaial.