O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) receberá hoje o engenheiro americano George Way, um dos principais nomes do mundo relativo à tecnologia do asfalto borracha. A sua visita é em decorrência do convite realizado pelo próprio DER-RJ para avaliar de forma criteriosa toda a estrutura desenvolvida para aplicação inovadora desse sistema na RJ-122, via esta que está sendo reestruturada em toda sua extensão, nos 35km que ligam os municípios de Cachoeiras de Macacu até Guapimirim.

O intuito da visita do Dr. George, um especialista renomado nos diversos aspectos que englobam o asfalto borracha, é garantir que todas as etapas realizadas na RJ-122 estão dentro do padrão de qualidade internacional. O DER-RJ está atuando intensamente para que este projeto pioneiro sirva de modelo para novas ações nas estradas do Estado do Rio de Janeiro. Com isso nada melhor que o aval de um conhecedor da matéria como o Dr. George, que tem em seu currículo, entre outras funções, o cargo de diretor do Departamento Rodoviário do Estado do Arizona, local pioneiro nessa tecnologia, desde 1960. Atualmente, Dr. George Way faz parte da ASTM (American Society for Testing and Materials), instituição no qual são definidos os padrões e normas para esse asfalto ecologicamente correto.

Durante sua passagem, ele irá percorrer os trechos da estrada que já possuem o asfalto borracha, visitando ainda as instalações da Usina do Asfalto Borracha, situada no canteiro de obras a margem da RJ-122, na qual essa proximidade é vital para o êxito de todo o processo. Além disso, O DER-RJ pretende mostrar as pesquisas que estão sendo realizadas para que se consiga obter sucesso na incorporação de resíduos plásticos, ao invés dos pneus reciclados, na produção dessa massa asfáltica extremamente elástica e de longa durabilidade.

A obra na RJ-122, que liga Guapimirim a Cachoeiras de Macacu, já possui 12 km com o asfalto borracha e todos os 35 km da rodovia já estão com o acostamento totalmente construído, totalizando assim 40% da obra concluída. O total de investimento gira em torno de R$ 50 milhões.