O Sistema BA-093 de pedágio passa a funcionar em três praças a partir da meia-noite desse sábado. A Concessionária Bahia Norte vai cobrar R$ 2,60 da tarifa básica para automóveis (veículos leves) em três das cinco praças: Km 08 da BA-093 (Simões Filho), Km 08 da BA-535 (Via Parafuso) e Km 11 da BA-524 (Canal de Tráfego – Camaçari Porto de Aratu).

Sobre o valor do pedágio, Francisco Mendes, superintendente de Engenharia e Operações da concessionária, disse que é menor que a estipulada pelo governo. “Na licitação, a Bahia Norte ofereceu um valor 31% abaixo do oferecido pelo governo”, explicou Mendes.

As praças localizadas no Km 44 da BA-093 (Mata de São João) e no Km 08 da BA-526 (CIA/Aeroporto) têm previsão de início para o dia 19 deste mês e para junho, respectivamente. Até sexta-feira, a Bahia Norte fará simulações da operação das praças para que se possa avaliar o comportamento do tráfego e ajustes da operação.

“O sistema é responsável por tapar buracos, repavimentação, sinalização, limpeza e roçagem e recuperação de pontes”, disse Mendes. Ainda segundo o superintendente, são 121 quilômetros de estradas que receberão o investimento de R$ 1,7 bilhão. A implementação do pedágio gerou protestos. Em novembro do ano passado, membros de duas comunidades quilombolas de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, bloquearam os dois sentidos na BA-093.