Cerca de 100 estudantes e pais de alunos da rede estadual de ensino bloquearam a Rodovia das Cataratas na manhã de ontem, terça-feira, em protesto à falta de transporte escolar. Os manifestantes reivindicam uma solução para o impasse após a suspensão do pagamento do serviço ocorrida há uma semana.

A obrigação pelo transporte dos estudantes da rede estadual de ensino é do governo do Paraná, segundo a Lei de Diretrizes de Bases (LDB). O serviço era custeado pela prefeitura de Foz do Iguaçu havia mais de um ano. Após anunciar que não pagaria mais pelos ônibus, a administração cortou os pagamentos feitos às empresas no último dia 9.

Os manifestantes paralisaram o trânsito às 7 horas, impedindo a passagem de motoristas e ônibus nos dois sentidos (tanto para quem ia em direção ao Aeroporto Internacional Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu, quanto para quem dirigia rumo ao centro).

A pista foi interditada por um cordão humano. Os jovens e pais levaram várias faixas com mensagens criticando a queda de braço entre governo estadual e prefeitura. Também denunciaram que o alunado está sendo prejudicado por causa de uma briga entre autoridades.

Houve principio de bate-boca entre motoristas com compromissos agendados e protestantes. A pista só foi liberada, parcialmente, meia hora depois. Ainda sim com liberações momentâneas para evitar a criação de longas filas e prejuízo maior para quem precisava tocar a vida. Tal situação continuou até às 10h30, quando a mobilização dispersou.