Foi liberada por volta das 12h a passarela construída como alternativa para a travessia sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desde quarta-feira a ponte existente sobre o rio foi interditada após uma das vigas de sustentação ceder, provocando afundamento da estrutura.

A pedido dos moradores foram feitas duas passadeiras no lado esquerdo da ponte do Rio das Velhas, sentido Belo Horizonte/Vitória. Elas tem cerca de 60 metros. Antes a estrutura teria fluxo intermitente, ou seja, um sentido de cada vez, mas com a construção de um novo piso, a travessia poderá ser feita nos dois sentidos.

As pontes foram construídas sobre botes colocados na água. A estrutura foi fixada com cabos de aço presos nas margens do rio. De acordo com o exército, as passarelas suportam cerca de trinta pessoas e nenhum veículo pode passar sobre elas. Para que isso não aconteça e o peso não ultrapasse o permitido, militares vão ficar de vigilância durante o dia e a noite para vistoriar a passagem de pedestre. Postes de iluminação foram instalados no local.