O fim do pedágio de Farroupilha, anunciado oficialmente pelo governador Tarso Genro (PT) no dia 28 de junho e que ocorrerá em julho do ano que vem, está sendo comemorado pela maioria dos motoristas, já que não precisarão mais desembolsar R$ 6, 70 para cada sentido.

O advogado Érico Varella é um bom exemplo. Como ele mora em Farroupilha e trabalha em Caxias, precisa fazer o trajeto diariamente.

— Normalmente utilizo o desvio. A não ser à noite, pela questão da segurança, ou então quando preciso passar pelo trecho mais de uma vez por dia, pois assim posso utilizar o mesmo tíquete. Considero a tarifa atual extremamente abusiva — explica.

Alguns moradores do desvio localizado na Linha Julieta também gostaram da notícia, já que terão de volta o sossego em frente às suas casas. Porém, há um grupo que só tem motivos para lamentar o fechamento: os comerciantes de beira de estrada do desvio.

— Com a estrada sem o pedágio, o movimento vai cair demais. Terei de fechar o estabelecimento e encontrar outra forma de sustento — acredita Dorildes da Silva Lava, que mantém um negócio nas margens do desvio.