O Governador Geraldo Alckmin finalizou as escavações do Túnel Santa Luzia, no Trecho Leste do Rodoanel Mario Covas (SP 21). Na ocasião, o Governador operou escavadeira hidráulica para concluir a abertura da última boca do túnel, a de entrada na pista sentido Trecho Sul.

As obras do túnel foram iniciadas no dia 21 de dezembro de 2011 e desde então foram escavados 2.160 metros – cerca de 150 metros por mês. Mais de 550 pessoas trabalharam nas obras de escavação. A próxima etapa será de acabamento com concreto projetado das paredes, aterro sobre os túneis falsos, drenagens, pavimentação das pistas, iluminação, ventilação e colocação dos sistemas de segurança e comunicação. O túnel terá duas pistas de 1.080 metros de comprimento cada e três faixas de rolagem por sentido.

Andamento de obras. De acordo com fiscalização da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), a construção do Trecho Leste segue cronograma estabelecido em contrato, com entrega prevista para março de 2014. Atualmente existem 15 frentes de trabalho simultâneas que empregam mais de 3.100 trabalhadores. É privilegiada a contratação de mão de obra local em parcerias com as Prefeituras locais. O investimento total para construção do Trecho Leste é de R$ 3,2 bilhões, viabilizados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de São Paulo, o que inclui construção, desapropriações, reassentamentos e projetos ambientais. Ou seja, arcados pela concessionária SPMAR.

Meio ambiente. A construção do Túnel Santa Luzia permitiu desviar o traçado do Parque da Gruta Santa Luzia, região da nascente do Rio Tamanduateí. Além disso, a implantação do túnel reduziu em 200 mil metros quadrados a supressão vegetal – o equivalente a 50 campos de futebol. A pedreira era uma área degradada, passível de ser recuperada com a implantação da obra.

Toda brita resultante das detonações e escavações, cerca de um milhão de tonelada, é utilizada na construção do Trecho Leste. O reaproveitamento do material resultante das detonações, geralmente descartado, também reduz o trânsito de caminhões na região da obra e consequente emissão de poluentes pelas ruas das cidades próximas. Nesta obra já foram evitadas mais de 17.500 viagens de caminhões.

Além disso, a água captada na nascente dentro da frente de obra do túnel, outorgada pelo DAEE, é utilizada no resfriamento das brocas das perfuratrizes da escavação do Túnel. Esta água é tratada e reutilizada para a mesma atividade, formando um ciclo fechado. Estima-se que já foram economizados mais de 35 milhões de litros d água com este processo. Do ponto de vista ambiental, ainda é possível citar a redução das áreas necessárias de empréstimo e bota-fora de material excedente, uma vez que o bota fora está sendo feito dentro da faixa de domínio das futuras pistas.

Trecho Leste. O Trecho Leste deve receber 48 mil veículos por dia quando iniciar operação, em seus 43,5 quilômetros de extensão. O traçado inicia na interligação com o Trecho Sul na saída da Avenida Papa João XXIII (em Mauá) e termina na Rodovia Presidente Dutra (em Arujá), interligando as Rodovias João Afonso de Souza Castellano (SP 66), Ayrton Senna (SP 70) e Presidente Dutra (BR 116). Em conexão com o Trecho Sul e o Sistema Anchieta-Imigrantes também viabilizará uma ligação mais rápida e eficiente com o Porto de Santos e o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Também passa a ser uma alternativa para desafogar tráfego no Corredor Jacú-Pêssego, que liga a zona leste da capital á região do ABC. A estimativa é que a redução no tempo de viagem pelas novas pistas seja de cerca de uma hora no horário de pico.

Estima-se que entre 60% e 70% desse fluxo sejam de veículos pesados. Por isso a importância não só para o desenvolvimento econômico do Estado, mas também para o trânsito da Região Metropolitana de São Paulo, que deixará de receber tráfego com origem e destino nos sistemas rodoviários interligados pelo Rodoanel. O Trecho Leste cortará os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mauá, Poá, Ribeirão Pires e Suzano.

Curiosidades sobre a construção do Túnel Santa Luzia

Será retirada um milhão de tonelada de pedra e terra. Toda rocha é reaproveitada na produção de concreto para a obra.
Utilizados 45 mil m³ de concreto.
Foram necessárias 950 toneladas de aço.

Curiosidades sobre a construção do Trecho Leste do Rodoanel

O total de pontes e viadutos do Trecho Leste somam 16,8 quilômetros de extensão. Extensão maior do que a Ponte Rio-Niterói com seus 13 quilômetros.
O volume total de escavação é estimado em 11.200.000 m³. Suficiente para encher três Estádios do Maracanã.
O volume total de brita chega a 2.000.000 m³. Suficiente para encher 27 Piscinões do Pacaembu.
O volume de concreto estimado para toda obra é de 550.000 m³. Equivalente ao
utilizado na construção do Aeroporto de Guarulhos.
A quantidade aço em toda a obra é de 46.500.000 kg. Equivale a construção de sete Torres Eiffel.

Rodoanel. O Rodoanel Mario Covas (SP 21) é uma obra fundamental para desafogar o intenso tráfego da região metropolitana, principalmente de caminhões. Dividido em 4 trechos interliga dez rodovias que chegam à capital: Fernão Dias, Dutra, Ayrton Senna, Anchieta, Imigrantes, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera e Bandeirantes.

Trecho Sul. Com 61,4 quilômetros de extensão, o Trecho Sul começou a operar em março de 2010. Seu traçado começa na Rodovia Régis Bittencourt (entroncamento com o Trecho Oeste), interliga as rodovias Anchieta e Imigrantes, e segue até o prolongamento da Av. Papa João XXIII. Recebe em média 85 mil veículos por dia e sua operação está a cargo da concessionária SPMAR.

Trecho Oeste. Primeiro trecho construído do Rodoanel iniciou operação em outubro de 2002. Tem 32 quilômetros de extensão e liga as rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Bandeirantes e Anhanguera. Atualmente, recebe um volume diário médio ponderado de 71 mil veículos e é operado e administrado pela concessionária Rodoanel.

Trecho Norte. O trecho Norte do Rodoanel terá 44 km de extensão. As obras serão executadas pela DERSA e têm previsão de início para este semestre, com conclusão em 36 meses. Pistas cortarão São Paulo, Guarulhos e Arujá. Interligará ao Trecho Oeste – na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães -, passando pelo Aeroporto de Guarulhos, Rodovia Fernão Dias e fechando no Trecho Leste (Rodovia Presidente Dutra).