Uma fiscalização em vans na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, entre Taubaté e Campos do Jordão, acabou em protesto na noite de ontem, quarta-feira (16). A agência reguladora de transporte do estado barrou os veículos por falta de autorização para o transporte de estudantes.

A confusão aconteceu no km 26. Inconformados com a situação, os estudantes fizeram uma manifestação contra a Artesp, responsável pela fiscalização.

O trânsito ficou congestionado. As vans particulares foram paradas no pátio do posto da polícia, deixando dezenas de passageiros revoltados as margens da via.

“A gente chega 00h, 1h e não tem mais ônibus circular. A gente só queria o direito de ir e vir”., pede um dos estudantes.

Os motoristas de vans alegam descaso da agência e dificuldades para cumprir com as exigências. “Já estamos há dez anos tentando legalizar o carro na Asrtesp, mas no escritório deles ninguém olha na sua cara. A gente arruma toda a documentação que eles pedem e na hora eles reprovam”, conta um dos condutores.

A maioria dos estudantes sai de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal rumo a universidades e escolas de Taubaté.

As equipes da Artesp, que estavam fiscalizando os veículos, não quiseram falar com a nossa equipe de reportagem. Através da assessoria de impressa foi informado um balanço da operação, que contabiliza cinco vans multadas. Os passageiros tiveram que seguir em outros veículos, improvisados.