O fluxo de caminhões na RS-040 quase dobrou em cinco anos. Em 2006, passaram pela praça de pedágio de Viamão pouco menos de 280 mil caminhões. Em 2010, até agora, já foram mais de 480 mil veículos pesados.

O aumento mais significativo é no número de caçambas carregadas de areia com destino às obras da Rodovia do Parque, estrada que será alternativa à BR-116, ligando Porto Alegre a Sapucaia do Sul.
Toras de madeira e carga de bebidas também são mais frequentes que há cinco anos, conforme relata Renato Moura, proprietário de uma Casa de Carnes às margens da rodovia.

Conforme a Univias, esse aumento de fluxo tem refletido no pavimento da estrada. Com o tráfego mais intenso e os caminhões com cargas muitas vezes acima do limite, a manutenção na rodovia precisa ser mais frequente.

Denis Yurgel, engenheiro da concessionária que administra a estrada, compara a RS-040 com outra rodovia estadual.
Segundo ele, se não houvesse essa manutenção, ela estaria semelhante a RS-118, com rachaduras e buracos na pista.

Apesar da manutenção extra, o engenheiro assegura que o valor gasto não é repassado para a tarifa de pedágio. A concessionária está estudando a possibilidade de implantar, com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, uma balança para coibir a prática de sobrecarga nos caminhões. A obra na rodovia do parque deve ser concluída em 2012.