Para coibir de forma mais ostensiva e intensiva o transporte clandestino e ampliar a atuação dos agentes fiscais, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, criou um grupo de trabalho que irá discutir periodicamente as estratégias a serem adotadas na região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O grupo é formado pela equipe de fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, a Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito ligada à Polícia Militar (Demat), TransBetim, Transcon, BHTrans, Polícia Civil, Secretaria de Estado De Defesa Social (Seds), Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), entre outros órgãos e entidades.

Na avaliação do diretor de Fiscalização do DER, João Afonso Baeta Costa Machado, cabe às autoridades competentes a responsabilidade de preservar os sistemas de transporte público contra os ataques de aventureiros e coibir essa atividade ilegal e predatória. “O que detectamos nos últimos anos é o sistema informal se desenvolvendo vertiginosamente, atraindo um número grande de irregulares, criando uma verdadeira indústria do transporte clandestino. A força-tarefa vai fortalecer nossas ações contra essa epidemia”, garantiu.