Trabalhadores de Venâncio Aires-RS da praça de pedágio de Vila Arlindo, pertencente a empresa Santa Cruz Rodovias, estiveram em audiência com o prefeito Airton Artus, vice Giovane Wickert e com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall. O grupo está preocupado com o futuro dos empregos, já que o Estado anunciou que irá retomar a concessão dos pedágios a partir de maio do próximo ano.

Ao todo, a Santa Cruz Rodovias possui 250 funcionários entre efetivos e terceirizados, sendo 45 moradores de Venâncio Aires.
Com matérias de jornais de Porto Alegre em mãos, os trabalhadores repercutiram a intenção do Governo do Estado em realizar concurso público e deslocar funcionários de outras autarquias para o trabalho nos polos de pedágio. O grupo solicitou apoio do Governo Municipal na interlocução junto ao Governo do Estado. Destacando a boa relação entre Estado e Município, os trabalhadores esperam que possa haver o aproveitamento de funcionários na nova estatal.

O vice-prefeito Giovane Wickert, que liderou parte da reunião até a chegada de Airton Artus, destacou que a estatal dificilmente conseguirá absorver todos os funcionários da empresa. No entanto, comprometeu-se em contribuir e ampliar a mobilização para que a transição aconteça de forma gradual e sem prejuízos aos trabalhadores. Além disso, a Administração Municipal, através da secretaria do Desenvolvimento Econômico, colherá os currículos dos trabalhadores ameaçados e buscará a recolocação dos mesmos no mercado de trabalho local.

O prefeito Airton Artus ressaltou que acompanha com atenção o caso das empresas concessionárias e que buscará uma solução junto ao Governo do Estado. Ele tranquilizou o grupo de funcionários e garantiu que nenhuma medida será adotada de forma abrupta e sem debate prévio.