Esta sexta-feira (4) foi um dia de celebração para a população das cidades sertanejas de Brejo do Cruz e Belém do Brejo do Cruz. O governador Ricardo Coutinho esteve presente nas duas cidades para a inauguração do recapeamento asfáltico da PB 293, que interliga os municípios. Na ocasião ele anunciou investimentos da ordem de R$ 9 milhões, em parceria com o governo federal, para implantação de esgotamento sanitário de 11 municípios paraibanos, entre os quais Belém do Brejo do Cruz.

A nova rodovia já está beneficiando mais de 20 mil famílias, melhorando a segurança do percurso, a qualidade de vida da população local e promovendo a integração dos municípios com outros da região, a exemplo da vizinha Catolé do Rocha, e proporcionando o desenvolvimento socioeconômico da região.

O governador promoveu a inauguração da estrada na Praça João Agripino, em Brejo da Cruz; e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Belém do Brejo da Cruz. Foram 18 km de estrada asfaltada entregues à população dos municípios de Brejo do Cruz e Belém do Brejo do Cruz. O governador Ricardo Coutinho citou o trabalho que o Estado vem fazendo nessa área, lembrando que já foram pavimentados 300 km de estradas em 16 meses de governo e R$ 400 milhões investidos no Programa Caminhos da Paraíba, em construções e recuperações de vias que estavam em total estado de depredação e abandono, levando risco de violência e acidentes aos transeuntes – caso dos moradores dessas cidades sertanejas.

“Retiramos do isolamento cidades inteiras. Essa estrada parecia, como dizem, uma tábua de pirulito, cheia de buracos. Sua construção data de 1986. Ou seja, mais de 25 anos de total abandono”, disse o governador. Ele acrescentou ainda que a Paraíba está melhorando, se modernizando e, no momento, parecendo um canteiro de obras. As estradas entram nessas ações para integrar a Paraíba, social e economicamente.

O governador ainda anunciou a construção de mais 27 novas estradas no Estado nos próximos seis meses, o que gerará mais 900 km de rodovias. “Não vai existir mais nenhuma cidade isolada por falta de asfalto”, afirmou o governador.

Maria das Graças, presente à inauguração disse que achou a nova estrada ótima e que agora poderá ir até o Rio Grande do Norte sem problemas. Para Maria Pereira, antes, “a estrada era só barro e era horrível andar nela. Agora, está bem melhor”, disse.

Presente às inaugurações estiveram o secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais; o deputado federal Efraim Morais Filho; o prefeito de Catolé do Rocha, Edvaldo Caetano de Sousa; o prefeito de Brejo da Cruz, Francisco Dutra Sobrinho (Barão), e os ex-prefeitos de Belém de Brejo do Cruz, João Forte e Susana Fortes.