Conhecida como rodovias sem limite de velocidade, as Autobahns da Alemanha vão cair nas mãos da iniciativa privada. Ao menos o assunto está em pauta no Governo alemão e a sociedade já demonstra estar disposta a pagar pedágio para remunerar as empresas desde que haja redução dos impostos pagos para a manutenção das rodovias.

A previsão é que o início da privatização possa ocorrer já em 2017 e estima-se que pelo menos 49% das rodovias sejam entregues a iniciativa privada. A possível administração privada das rodovias revela a adoção de um sistema que vem conquistando adeptos em todo o mundo e que tem provado ser mais eficiente que pagar impostos para manutenção das estradas. É importante lembrar que os alemães, ao contrário da maioria dos vizinhos europeus, não tem cobrança de pedágio, com exceção dos veículos pesados que começaram a pagar pedágio em 2005 e desde 2015 todo conjunto com mais de 7,5 toneladas paga pedágio pela distância percorrida nas rodovias.

Embora a fama das rodovias alemãs é de nenhum limite de velocidade, na prática a média de velocidade dos veículos em trechos com seis pistas e baixo volume de tráfego é de 142km/h, no caso de 4 faixas baixa para 116km/h e o limite máximo permitido nos trechos com acesso de outros veículos por outras rodovias é de 120km/h. Naturalmente são pistas planas, com traçado suave e asfalto impecável. Nas Autobahns é sugerido o limite de 130km/h, adotado nas melhores rodovias da Europa.

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No caso de acidente nas rodovias sem limite, os condutores envolvidos em acidentes acima do sugerido (130km/h) tendem a ser punidos com mais rigor pelo Poder Judiciário. Há outras regras que são extremamente duras. Dentre elas a obrigatoriedade de manter distância mínima do veículo da frente,

O motorista deve manter uma distância em metros de pelo menos metade da metade da velocidade de viagem. Por exemplo, a uma velocidade de 100 km/h, a distância mínima para o veículo da frente deve ser de 25 metros, isto é, metade da metade da velocidade de viagem (50km/h). Quando isso não ocorre o motorista está sujeito a ter a carteira suspensa por três meses. Da mesma forma como pode ser penalizado com rigor caso use as faixas da esquerda para trafegar. Elas são destinadas apenas a ultrapasagem.

Quando ocorre um acidente, os motoristas devem deixar livre uma faixa da esquerda para a passagem de veículos de socorro. Os limites de velocidade também são rigorosos para caminhões e ônibus. Nas autobahns caminhões não podem passar de 90km/h e ônibus de 100km/h.