O Governo do Estado de Mato Grosso e as empresas vencedoras da licitação para administração das rodovias pedagiadas assinaram os contratos de concessão dos serviços de manutenção e exploração, nesta sexta-feira (17.12), em solenidade realizada no auditório Governador Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás. O governador Silval Barbosa reafirmou o compromisso de governo – desta e da próxima gestão – em dar prioridade na interligação de todas as cidades de Mato Grosso. “É possível?, é possível”, afirma Silval, lembrando que o Governo Federal já vai assinar quatro ordens de serviços, totalizando mais de 370 quilômetros de asfaltos, que deixam de ser computados na cota do Governo do Estado. “Quero agradecer aos produtores pela parceria na construção e agora na administração das rodovias”.

Foram assinados quatro contratos de concessão dos serviços de manutenção e exploração, mediante cobrança de pedágios, das rodovias estaduais de Mato Grosso, do Programa Estradeiro – subprograma Consórcios Rodoviários, numa parceria do Governo de Mato Grosso com os produtores rurais. César Augusto Ribas Matrzenbacher, coordenador dos Programas Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), diz que a assinatura dos contratos vai passar os mais de 4 mil km de rodovias pavimentadas para a os próprios produtores por meio das praças de pedágios.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Arnaldo Alves, disse que com esse modelo de concessão o Estado fica desonerado de investir na manutenção destas estradas e tem a garantia da qualidade dos serviços que será realizado, já que os próprios produtores são os usuários das mesmas. O secretário lembra que uma rodovia tem uma vida útil em torno de cinco anos e a partir da assinatura do contrato de concessão deixa de se preocupar em voltar para fazer a manutenção e fica “olhando” só para frente, em construir novas rodovias.

As concessionárias vencedoras da licitação foram as seguintes empresas: Associação dos Beneficiários da Rodovia da Integração Leste/Oste – MT-242 (Apasi), Associação dos Beneficiários da Rodovia da Integração Leste/Oeste – MT 242 (Abri), Associação dos Produtores da Rodovia da Produção – MT-235 (ABRP) e a Associação dos Produtores da Rodovia da Mudança – MT 449 (ABRM).

A Apasi passa ser a concessionária da Rodovia MT 242, trecho Sorriso (entroncamento da BR 163) – Ipiranga do Norte, um total de 83,8 km. A Abri vai atender a concessão da rodovia MT 242, trecho Nova Ubiratã-Sorriro (entroncamento BR 163); rodovia MT 493, trecho entre MT 338 e MT 242 e a rodovia MT 338, trecho entre MT 493 – Distrito de Boa Esperança do Norte, totalizando 141,60 km. A ABRP passa ser a concessionária da rodovia MT 235, com extensão de 113 km, e a ABRM, vai administrar a praça de pedágio da rodovia MT 449/010/388, trecho Lucas do Rio Verde-Tapurah, com extensão total de 148,33 km.

Lourival Rodrigues da Silva, gerente da praça de pedágio da Intervias (Abri), disse que a assinatura dos contratos é um marco histórico para Mato Grosso. Segundo ele, os produtores estão confiantes, pois sabem que os recursos que serão cobrados nos pedágios serão investidos na própria rodovia. As empresas concessionárias tem o compromisso de manter uma unidade móvel de resgate (ambulância) para o pronto atendimento em caso de acidentes e um guincho para resgate de carros.

Estiveram presentes todos os presidentes dos consórcios, Darcy Getúlio Ferrarim, Atacyr Picinin, Nestor Poleto, e Ildo Romancini e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Mauro Savi.