O governador Eduardo Campos começou, ontem, a peregrinar por Brasília na tentativa de conseguir recursos no governo da presidente Dilma Rousseff para obras em Pernambuco. Junto com o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antonio Pagot, participou de audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Na pauta, liberação de recursos para continuidade das obras das BRs 104 e 408, além de um trecho urbano da BR-101.

“Como o Orçamento da União ainda não foi liberado, fomos pedir a liberação de empenhos para as obras”, disse Isaltino Nascimento, destacando que o ministro se comprometeu a liberar R$ 181,8 milhões para as obras. O secretário adianta que amanhã, a partir das 9h, será realizada uma reunião na sede do Dnit, em Pernambuco, para discutir os próximos encaminhamentos após a audiência.

Atualmente, o Governo de Pernambuco depende de recursos federais para realizar a duplicação de quase 300 quilômetros de rodovias. Além do que já está em andamento, o Estado também tem planos de federalizar a duplicação da PE-60, obra emblemática para o Litoral Sul, incluindo as demandas do Complexo de Suape.

Para sensibilizar o ministro a liberar os recursos, o argumento do governador foi a importância econômica das obras para Pernambuco. “Num ano fiscal difícil, captar recursos federais para investimentos em obras é a nossa prioridade. Enfrentamos a crise gerando empregos e melhorando a infraestrutura para o desenvolvimento”, assinalou Eduardo. Conhecida como a rodovia do jeans, a BR-104 faz a ligação entre os municípios de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, servindo para escoar a produção do Polo de Confecções.

O secretário de Transportes explicou a importância de complementar a obra, com a realização de mais dois trechos, sendo um entre Santa Cruz e a divisa com o Estado da Paraíba e o outro entre Caruaru e Agrestina. “Com os dois novos trechos, o valor total da rodovia ficaria em R$ 550 milhões”, calcula. O orçamento inicial estava previsto em R$ 315 milhões. As obras da rodovia foram iniciadas em junho de 2009 e, segundo Isaltino, 31 quilômetros foram concluídos. A duplicação da BR-104 é uma das reivindicações mais antigas da população do Agreste e deve beneficiar diretamente cerca de 430 mil pessoas. No trecho a ser duplicado passam uma média de 14 mil veículos por dia.

O governador discutiu, ainda, investimentos para a BR-408, que liga o centro de Recife ao município de Carpina e um trecho urbano da BR-101, importante via de ligação de áreas metropolitanas de Recife.