Convicto de que apenas com pesados investimentos em energia elétrica e em rodovias pavimentadas Mato Grosso conseguirá ganhar mais competitividade, o governador do Mato Grosso Pedro Taques  pretende colocar em prática um programa para pavimentar 9 mil quilômetros de rodovias a um custo de R$ 12 bilhões em investimentos, que serão captados pelo Estado ou virão através de Parcerias Público-Privadas (PPP) e também pela concessão de estradas com a exploração de cobrança de pedágio. A informação foi revelada pelo do secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte Monteiro ao participar de convocação na Assembleia Legislativa do Estado.

Patrulhas Comunitárias 
Marcelo Duarte explicou, ainda, aos deputados as chamadas Patrulhas Comunitárias, programa que consiste em parcerias entre o Governo do Estado e associações sem fins lucrativos para manutenção de rodovias não pavimentadas.
O Estado vai ceder maquinários para as associações que deverão auxiliar na manutenção e conservação das estradas. Neste momento, foram colocados na praça os primeiros chamamentos públicos para as patrulhas aderiram ao programa.
“A iniciativa representa uma forma de gestão das patrulhas que apresentará resultados positivos, com a melhoria significativa na qualidade das estradas não pavimentadas”, comentou o secretário.
Pelo menos 5.675 quilômetros de rodovias sem asfalto serão mantidos por meio desse tipo de parceria. Isso corresponde a 22% da malha rodoviária não pavimentada do Estado, que é de aproximadamente 24 mil km.
Na prática, no período de seca as associações devem executar melhorias na rodovia, como drenagem, cascalhamento e restauração de pontes ou bueiros. Já no período de chuva, devem manter o trecho trafegável, eliminando pontos críticos.
A Sinfra vai fornecer uma patrulha para cada associação, além de óleo diesel e recursos para gestão, manutenção inicial dos equipamentos, pontes e bueiros. Já a associação ficará responsável pela remuneração da mão de obra e destinação de recursos para manutenção rotineira das máquinas.