O jornal Zero Hora de Porto Alegre percorreu as rodovias entregues ao Governo gaúcho e fez interessante avaliação, que deve ser utilizada como referência para os usuários no futuro. Permitirá que seja avaliada a administração da EGR- Empresa Gaúcha de Rodovias. O Estradas.com.br testou as informações nas praças de pedágio já administradas pela EGR há alguns meses e percebeu a falta de preparo dos funcionários até para dizer em que sentido era realizada a cobrança e o km de localização da praça. A justificativa que recebemos da direção da EGR é que se trata de empresa terceirizada e que os fatos seriam apurados. Mas no site da EGR só constavam as informações do valor do pedágio pago por automóveis. Após nossa crítica, incluíram os demais valores. Entretanto, quando ligamos, antes de falar com a direção, para a sede da própria EGR, detectamos a mesma falta de informação sobre as três praças que já operam e que foram objeto do início das atividades da empresa. O simples questionamento dos valores cobrados, sentido de cobrança e km das praças, nos obrigou a esperar uma funcionária voltar do almoço e nem mesmo ela sabia muito bem. Portanto, fica evidente que , ao menos no que tange essas informações, a EGR ainda tem muito que aprimorar seus serviços. Resta saber como irá manter as estradas. Para o bem da sociedade e usuários espera-se que a administração da EGR seja eficiente, cobrando menos e não apenas mais uma estatal ineficiente.

VEJA A MATÉRIA DO ZERO HORA:
Há uma semana, cancelas estão erguidas em 10 praças de pedágio nos polos de Caxias do Sul, na Serra, e de Lajeado, no Vale do Taquari. São 491,5 quilômetros de rodovias estaduais e federais que estavam sob concessão desde 1998 e foram devolvidas à administração pública.

Zero Hora percorreu essas estradas para avaliar as condições em que elas estão sendo entregues ao Estado e à União. Pontos do trajeto foram registrados em fotos e vídeos. A intenção é montar uma espécie de inventário, que permita retornar aos mesmos trechos futuramente e estabelecer comparações. O mesmo será feito nos outros cinco polos que serão extintos até o fim do ano.

A constatação é de que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) estão recebendo rodovias, no geral, em boas condições de pavimentação e adequadamente sinalizadas.

A principal preocupação, por serem áreas de serra, é com deslizamentos, que geram demandas de remoção de pedras e galhos de árvores, tarefas até então executadas pelas concessionárias. Motoristas também já sentem falta de serviços de socorro. Nos casos mais simples, a polícia tem repassado telefones de mecânicos, posto de gasolina ou guincho, conforme a necessidade.

As quatro praças que ficam em rodovias estaduais manterão a cobrança de pedágio por intermédio da EGR, estatal criada pelo governador Tarso Genro. A partir de terça-feira, o órgão passará a cobrar a tarifa de R$ 5,20 — redução de 26% — aos veículos de passeio. O início da cobrança ainda depende da publicação de um decreto, prevista para esta segunda-feira. A expectativa é investir até 70% da arrecadação em manutenção e ampliações, mas ainda não há planos de obras. Nas estradas federais, o Dnit está licitando os serviços de manutenção.