Depois de suspender o aumento em 2013, o governo paulista confirmou o aumento do pedágio nas rodovias concedidas que já está em vigor desde terça-feira, 01 de julho. As tarifas de pedágio subirão em média 5,29% a partir de 1º de julho. O porcentual aplicado sobre a tarifa atual tem variação de acordo com o tempo de contrato. O maior reajuste, de 6,97%, foi nas praças administradas pela Ecopistas, responsável pelo corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Já para os pedágios da SPMar, que atende o Rodoanel, o aumento foi de 3,51%, o menor índice.

O aumento, válido para os 6,4 mil quilômetros da malha paulista concedida à iniciativa privada, entrou em vigor no dia 1º de julho. No ano passado, em meio às manifestações de rua que ocorriam em todo o País, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) barrou o reajuste, mas permitiu, entre outras medidas compensatórias, que as concessionárias passassem a cobrar tarifa pelo eixo suspenso dos caminhões. Antes, o eixo com pneus que não tocavam a pista não entrava no cálculo da tarifa.

O aumento somente foi publicado no Diário Oficial no sábado, dia 28 de junho. Com a divulgação dos valores poucos dias antes de entrar em vigor o Governo cria um enorme problema para as transportadoras, caminhoneiros e usuários em geral, já que muitos estão viajando e não tem acesso aos novos valores e muitas vezes viajam com o dinheiro contado para pagar os pedágios.

Veja a tabela com os valores: https://www.dropbox.com/s/vwedmry8ythbra5/IMPRENSA%20-%20Tarifas%202012-2013%20e%20reajuste%202014%20-%20IMPRENSA.pdf