O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) está pavimentando a rodovia PR-364, entre Inácio Martins e Guarapuava. Antiga reivindicação da população, a estrada será mais uma ligação entre o sul do Estado e a região central do Paraná. Ao longo de 12,6 quilômetros, diversas frentes atuam em obras de terraplanagem, drenagem e na construção de pontes. O investimento do Governo do Paraná nessa obra é de R$ 27,9 milhões.

A pavimentação vai acabar com os atolamentos de veículos em períodos de chuvas. Para evitar ficar preso na rodovia, na época de chuva, muitos moradores preferiam dar uma volta de mais de 130 quilômetros, que cruzar os 12,6 quilômetros de estrada de chão batido.

Neste momento, as equipes de drenagem estão colocando a nova rede de escoamento de água das chuvas. A antiga estrada de chão batido recebe nova base, com a substituição de trechos argilosos por pedras graduadas. ”Em seguida iniciaremos os serviços de pavimentação do trecho”, afirmou o engenheiro do DER-PR, Luiz Carlos Cristo.

PONTES E ACESSO – Outras duas frentes trabalham na construção de pontes. Serão duas travessias sobre o Rio Iratim e outra sobre o Rio Bananas, onde já foram implantados os pilares de sustentação. As equipes executam as obras das cabeceiras nas margens dos rios e também as armações das partes de concreto.

Está previsto, também, a construção de uma intersecção entre a PR-364 e a BR-277, próximo a Guarapuava. Este novo acesso vai tornar mais segura a entrada de veículos na BR-277. Hoje este acesso é simples e perigoso para quem trafega neste entroncamento.

INVESTIMENTOS – A obra de pavimentação da PR-364 faz parte do maior investimento da história do Estado em duplicações e melhorias na malha rodoviária. Atualmente então em andamento as duplicações entre Campo Mourão e Floresta, na PR-317 (53 km); entre Jandaia do Sul e Apucarana, na BR-369 (11 km); entre Ponta Grossa e Apucarana, na BR-376 (220 km), entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, na PR-151; e de Matelândia ao acesso a Ramilândia (5,3km). Também está em obras a duplicação da PR-445, entre Londrina e Cambé (11 km) e a duplicação entre Maringá e Paiçandu (4 km).

Já foram entregues a duplicação de 14 quilômetros entre Matelândia e Medianeira (BR-277), o contorno de Campo Largo (BR-277), com 11 quilômetros de pistas duplicadas, e o contorno de Mandaguari, também com 11 quilômetros. Já foram concluídos também outros 11 quilômetros da duplicação da PR-445.