O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) realizou, esta semana, a primeira reunião com as empresas cadastradas no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o Contorno Metropolitano Norte, o Rodoanel Norte. O objetivo do encontro foi apresentar as características do PMI, além de esclarecer as dúvidas preliminares das empresas participantes.

Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, os estudos a serem realizados possibilitarão a elaboração do edital de licitação de parceria público-privada. “Esta é uma primeira conversa, mas com as contribuições que recebermos destas empresas, poderemos dar sequência à elaboração do edital de projeto do Rodoanel, para que a empresa que vencer a licitação realize a implantação, pavimentação, operação, manutenção, conservação e melhoramentos do Contorno Metropolitano Norte”, disse.

Com a entrega dos estudos, os direitos autorais dos materiais produzidos serão cedidos ao Estado conforme Decreto Estadual nº 44.565, de 03 de julho de 2007, para regulamentar a interação entre o mercado e o Estado na elaboração de um projeto via Parceria Público-Privada.

Contorno Metropolitano Norte

Com cerca de 62 quilômetros de extensão, o Contorno Metropolitano Norte conectará os municípios de Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim, configurando uma nova rota para o tráfego da RMBH, com a perspectiva de aliviar o tráfego pesado de caminhões e carretas e que estão de passagem por Belo Horizonte sem precisar acessar a Capital, melhorando as condições de tráfego do Anel Rodoviário.

De acordo com as informações disponibilizadas nas documentações do PMI, o Contorno Metropolitano será uma rodovia de alta capacidade, com níveis de segurança e velocidade elevados, para garantir conforto e segurança aos usuários da via e de seu entorno.

Caberá às empresas, durante a elaboração dos estudos, atender às diretrizes estipuladas no PMI, considerando a relação custo benefício nas soluções a serem adotadas na obra. “Esta é uma obra de grande expressão econômica, financeira e social, que fará uma ligação de todo o desenvolvimento que o estado propõe para o Vetor Norte, a partir da implantação do Rodoanel”, concluiu Melles.

A partir da entrega dos estudos pelas empresas participantes deste PMI, a Setop analisará todo o material recebido, consolidando as melhores ideias propostas, com o objetivo de contratar o edital de licitação para a Parceria Público-Privada (PPP) deste empreendimento.