A população de Teresina sofre com um problema antigo: os enormes congestionamentos e a dificuldade de trafegar nas entradas da cidade, pelas BRs 316 e 343. Um projeto de duplicação das duas rodovias está em Brasília, mas as obras não foram iniciadas devido a problemas burocráticos e que foram agravados pela greve dos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), em todo o brasil.

A obra prevê a duplicação das pistas da rodovia, em até 10 quilômetros, com custo estimado em R$ 110 milhões. “Essa obra esbarra na burocracia, mas depois do fim da greve acredito que o projeto de execução da obra será enviado em até 40 dias. Já o projeto para a BR 316 deve demorar um pouco mais”, explica o diretor do Dnit no Piauí, Sebastião Ribeiro.

O líder comunitário da Zona Sul da capital, José da Cruz, ressalta que a comunidade clama pela duplicação da rodovia. “Nos finais de semana na BR 316, o fluxo é muito intenso. Os moradores não conseguem atravessar a rodovia, além dos acidentes serem constantes por conta do grande trânsito”, destaca José da Cruza.

A greve nacional do Dnit já dura duas semanas e a categoria reivindica a readequação do plano de carreira. “Queremos um plano de carreira equiparado aos de outros setores do governo, como ao da Agência Nacional Transportes Terrestres, a ANTT. Também queremos a reestruturação do órgão, porque o número de servidores do Dnit é insuficiente para o tamanho da demanda”, afirma Tailândia Maia, representante do comando de greve.