Icetran e Trânsito Amigo: cumplicidade em favor da segurança e da vida nas ruas e estradas do País

Postado dia 29/6/2015 | Tags:, , , , , , , | 0 comentário

Pedrosa_Livro

Fernando Pedrosa – Especialista em Prevenção e Segurança no Trânsito

O que o trânsito representa em nosso dia-a-dia?

Muito mais do que a mera fluidez do tráfego e o deslocamento de bens e pessoas de um lado para o outro, o trânsito representa também conforto, qualidade, segurança e, acima de tudo, VIDA! Vielas, ruas, estradas e grandes rodovias foram concebidas fundamentalmente para garantir o bem estar das pessoas e não exclusivamente para a circulação dos veículos. O foco é o ser humano e sua mobilidade.

E esse é o foco e missão do ICETRAN – Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes, criado em 1998 por especialistas de todo o Brasil, que têm como características peculiares, além da destacada expertise na capacitação e formação profissional na área, um inabalável compromisso com a qualidade de vida e com a segurança viária dos cidadãos que, de uma forma ou de outra, dependem do trânsito. Seja como motoristas, ciclistas, motociclistas, passageiros ou pedestres.

O crescimento institucional do ICETRAN vem sendo pautado por essa linha de atuação, conjugando esforços na evolução profissional dos inúmeros atores desse imenso cenário denominado trânsito, sejam eles agentes públicos de todas as esferas de poder ou os usuários das vias, na busca incessante da harmonia, do respeito e da segurança nessa convivência veículos/seres humanos.

Essa linha de conduta aproximou o ICETRAN às organizações públicas, mas, principalmente, algumas instituições da sociedade civil organizada e especialmente da Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito – TRÂNSITOAMIGO, com sede no Rio de Janeiro, mas com atuação que extrapola as fronteiras de nosso país.

Diferentemente do ICETRAN, que nasceu com o intuito de promover a melhoria no trânsito, a TRÂNSITOAMIGO surgiu em decorrência de uma das centenas de milhares de tragédias cotidianas do asfalto brasileiro: a morte injusta e prematura de um jovem e promissor estudante de engenharia, Fabricio Diniz, que acompanhado de duas outras jovens foi alcançado de forma letal pela irresponsabilidade criminosa de um condutor.

O pai desse jovem, também engenheiro e pessoa de uma generosidade rara, Fernando Diniz, decidiu transformar seu luto eterno em uma luta permanente em defesa da vida no trânsito, de maneira que essa dor – absolutamente indescritível para quem a nunca sentiu – não viesse a se repetir com tanta frequência no seio das famílias brasileiras.

A afinidade entre as duas instituições foi imediata e a similaridade nos propósitos de ambas se transformou em efetiva parceria no desenvolvimento de projetos específicos, principalmente no campo da mudança comportamental, por meio da sensibilização sobre os riscos de um trânsito desordenado e sobre as consequências dramáticas de atitudes irresponsáveis e negligentes.

Essa saudável ação cooperada entre o ICETRAN e a TRÂNSITO AMIGO agregou ao diferencial do Instituto, de ser uma instituição vocacionada para o desenvolvimento de programas na área de capacitação e educação, o sentido de responsabilidade social com o desenvolvimento de ações de mobilização pública com efetivo protagonismo em campanhas   de conscientização e movimentos nacionais como o MAIO AMARELO, o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VITIMAS DE TRÂNSITO e a SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO.

O Instituto além de ser a primeira instituição parceira a receber o Selo TRÂNSITOAMIGO de Responsabilidade no Trânsito, destina parte dos recursos que recebe na promoção do Curso de Reciclagem a Distancia no estado do Rio de Janeiro para as ações da Ong. Esse curso, que é uma exigência legal prevista no Código de Trânsito Brasileiro, tem por objetivo reeducar os condutores infratores que, tendo superado o limite de 20 pontos em suas carteiras de habilitação, por excesso de infrações cometidas ou por infrações específicas como beber e dirigir ou pilotar motocicletas sem capacete, tem suas habilitações suspensas.

Estruturado com forte conteúdo humanista, com base nas orientações dos integrantes da TRÂNSITOAMIGO, o curso online facilita sobremaneira o processo de recuperação da habilitação. Essa exigência do curso, rigorosamente, não é parte da punição imposta pelas autoridades de trânsito que se caracteriza pelo pagamento das multas, das taxas administrativas e pela suspensão da licença para dirigir. A reciclagem, na verdade, é a oportunidade que esse condutor, que se excede nas infrações, tenha consciência dos riscos que expõem a si e a outras pessoas quando dirige sem atenção, de forma negligente ou desrespeitando as regras de segurança e proteção no trânsito.

Exemplos como esse, envolvendo colaboração, cooperação e apoio entre organizações não governamentais em defesa da qualidade do trânsito brasileiro representam a legítima contribuição da sociedade civil organizada para que os audaciosos desafios da DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2011 – 2020, instituída pela ONU e da qual o Brasil é signatário, seja alcançado.

 Fernando Pedrosa é um dos profissionais mais respeitados na área de Segurança no Trânsito no País


Notícias Relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *