Continua o protesto de índios Terena que estão interrompendo o tráfego na BR-163 a cerca de 20 km de Itaúba (600 km ao norte). O bloqueio começou nesta segunda-feira (14) e já dura mais de 20 horas. Carretas, caminhões, ônibus, veículos e motos não estão passando. Cerca de 100 manifestantes estão no local onde colocaram troncos de árvores e pneus na pista. A 163 é a principal rodovia que liga o Nortão a Cuiabá.

A Polícia Rodoviária Federal, do posto em Itaúba, está acompanhando o caso e orienta os motoristas a pegarem um caminho alternativo, passando por Marcelândia, Vera, Feliz Natal, Claudia chegando (ou saindo) a Sinop. O que aumenta o percurso em 220Km, Sendo que 140Km são de estrada de terra.

Os indígenas querem a criação de uma coordenação técnica local que preste assistência para a tribo. A coordenação técnica mais próxima das terras deles é da Funai em Colíder – distância superior a 250 km. Os indígenas que estão protestando vivem na reserva Terena do Iriri, localizada no município de Matupá.

Eles querem audiência com a presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio) para obter a garantia da criação deste núcleo.