O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou nesta terça-feira, 14, uma fiscalização na RSC-287, em Santa Cruz do Sul. Caminhões com capacidade para mais de 4,5 toneladas, além de ônibus,e ram parados na rodovia, em frente ao Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), para constatar possíveis irregularidades.

Segundo o gerente regional do Inmetro, Sérgio Spilimbergo, a operação ocorre para verificar se os tacógrafos dos veículos estão funcionando corretamente – medindo velocidade, tempo e distância – e se apresentam certificado do instituto renovado. A fiscalização é realizada semanalmente em outros municípios. Equipes do Inmetro também fiscalizam as empresas de transporte de cargas e pessoas.

De acordo com Spilimbergo, a operação também ocorre devido a nova lei que limita o tempo da jornada diária e semanal de trabalho dos camioneiros. Com os tacógrafos marcando corretamente, é possível saber se o motorista ultrapassou ou não esse limite.

Em média, 25% dos veículos fiscalizados são notificados e a pena para as irregularidades é a autuação. “Nós autuamos os motoristas e passamos para o departamento jurídico. A multa varia conforme a irregularidade e o número de veículos com problemas que a empresa possui”, disse. A operação que ocorreu na terça-feira deveria terminar por volta das 15h30 e contava com a ajuda de policiais do CRBM.