O leilão para concessão à iniciativa privada da BR-050, nos estados de Goiás e Minas Gerais, será realizado em setembro, bem como a concessão da BR-262, no Espírito Santo e Minas. O edital para a realização do leilão que definirá quais empresas que vão administrar as rodovias foi publicado na sexta-feira (14). Segundo expectativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) do governo federal, a disputa pelas rodovias será acirrada entre os concessionários que devem participar do leilão previsto para setembro.

Com previsão de investir R$ 3,03 bilhões e uma receita de R$ 10,14 bilhões durante 30 anos, a empresa que vencer o leilão de concessão da BR-050 terá o direito de instalar seis pedágios no trecho de 436,6 km, entre Cristalina (GO) e Delta (MG).

A concessão vai compreender uma distância que passa pelos municípios goianos de Cristalina, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Catalão e Cumari e as cidades mineiras de Araguari, Delta, Uberaba e Uberlândia.

A tarifa teto de pedágio para a BR-050 foi fixada em R$ 0,0787 por km. Com isso, cada uma das seis praças terá um valor diferente de cobrança. Entre Uberlândia e Araguari, o motorista vai precisar desembolsar R$ 4,3 por passagem no pedágio que será instalado no km 52. A tarifa do trecho entre Uberlândia e Uberaba será mais cara, R$ 6,1, valor do pedágio que estará no km 109 da rodovia federal.

Governo define critérios de seleção

A redução dos índices de acidentes será um dos principais critérios a serem utilizados pelo governo federal para a escolha das empresas que ficarão responsáveis pela instalação de pedágios nas BRs de todo o país. Segundo determinado pelo governo, nos trechos que apresentarem menos acidentes a cada ano, a empresa concessionária poderá aumentar o preço do pedágio em 3%.

O caminhoneiro Pedro Jorge Correia Saraiva, de 52 anos, viaja semanalmente entre Uberaba e Brasília, para transportar produtos de higiene e limpeza. Para Saraiva, a colocação de pedágios na BR-050 pode ser viável, desde que se traduza em melhorias para os motoristas. “Tenho 30 anos de estrada e já vi abusos nos pedágios, principalmente os de São Paulo, onde costumo gastar R$ 400 só em uma viagem. Mas acredito que uma empresa que cobra pedágio consegue conservar a pista e dar segurança aos motoristas”, disse o caminhoneiro.

Há seis meses, Marcelo Barreiro, de 32 anos, começou a transportar soja entre Araguari e Sorriso (MT). Segundo o caminhoneiro, a cobrança de pedágio será inédita. “É uma novidade para mim, eu ter que pagar pedágio em rodovia. Mas, se for para melhorar a condição da estrada, deve ser uma cobrança justa”, afirmou Barreiro.

Obras de duplicação iniciadas em 2010 devem ser concluídas neste ano

A BR-050 no trecho entre Uberlândia e Araguari está sendo duplicada desde 2010 e a previsão é que a obra seja finalizada ainda neste ano. No dia 11 de junho, o Ministério do Planejamento divulgou que, devido a atrasos em relação aos prazos inicialmente previstos, as obras de duplicação BR-050 foram absorvidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) do governo federal. O ministério não informou, porém, quais valores serão necessários para finalizar as duplicações e terminar a construção das pontes e os viadutos das duas rodovias federais.

Com a concessão, o trecho da BR-050 localizado no estado goiano será duplicado. Segundo o edital do leilão das concessões das rodovias BR-050 e BR-262, a cobrança de pedágio poderá ser iniciada somente após a conclusão dos trabalhos iniciais da empresa vencedora e a execução de 10% das obras de duplicação. Além da infraestrutura, a empresa vencedora também será responsável pela recuperação, conservação, manutenção e ampliação da rodovia.