O líder do Movimento União Brasil Caminhoneiro, responsável pela paralisação da Dutra e alguns outros pontos de rodovia no Brasil, na ‘greve” de caminhoneiros nas estradas no ano passado, qualificou de mafiosos os grandes embarcadores.

A manifestação de Botelho foi durante a última audiência pública, no dia 16 de abril, na reunião da Comissão Especial da Câmara dos Deputados em Brasília que discute a reavaliação da Lei 12.619/12 , mais conhecida como Lei do Descanso do Caminhoneiro.

Ele deixou claro que essas empresas, detentoras da carga, utilizam vários subterfúgios, inclusive criação de empresas de transporte para controlar o setor. Inclusive citou especificamente a Bunge. Botelho afirmou que o aumento do frete, que os embarcadores afirmam ter ocorrido, não entrou no bolso dos caminhoneiros. “A origem do problema é o valor do frete”, esclareceu o representante dos autônomos, para quem um pequeno grupo de embarcadores define o valor do frete.

Numa contradição quanto ao objetivo da Comissão Especial, Botelho disse que a paralização dos caminhoneiros não foi em função da Lei 12.619/12 .

Disse que os caminhoneiros vivem sob regime de escravidão, reconheceu que muitos são obrigados a usar rebite, viagens correndo risco para entregar logo a carga, mas afirma que a situação somente vai mudar quando os caminhoneiros receberem o justo valor do frete.

O Diretor Técnico da ANUT-Associação Nacional do Transporte de Carga (www.anut.org.br ) Renato Voltaire B de Araujo , participou também da Audiência Pública, mas o depoimento de Botelho foi adiado para a semana seguinte quando o representante dos embarcadores não estava presente. Na ocasião da sua apresentação Araujo afirmou que os embarcadores representam 60% das cargas relevantes no Brasil, o que demonstra a força de negociação da entidades e seus pouco mais de 30 afiliados.

Devido a manifestação de Botelho, entramos em contato com a ANUT e enviamos três perguntas no dia 18 de abril.
1) O que os embarcadores tem feito em prol dos caminhoneiros que esperam para carregar e descarregar?
2) Qual a avaliação dos senhores sobre a afirmação Nélio Botelho de que “os grandes embarcadores é que embolsam os lucros da remuneração do frete no País”?
3) O senhor concorda com a afirmação de que os embarcadores são uma Máfia?

No mesmo dia o Diretor Técnico Ranato Voltaire Araujo respondeu:
“Estaremos, o mais breve possível, respondendo as suas indagações mais detalhadamente, mas de antemão esclarecemos que não somos afeitos a discussões com adjetivos chulos.

A ANUT representa os grandes produtores nacionais da indústria e do agronegócio, que estão empenhados na melhoria da competitividade logística e na geração de riqueza para o País e, portanto, não estão voltados para a apropriação de lucros indevidos.”

ANUT NÃO RESPONDEU AS PERGUNTAS
Como até o dia de fechamento deste matéria, em 26 de abril, a ANUT não enviou as respostas prometidas pelo Diretor da entidade, apesar de termos reiterado as perguntas no dia 24.
Os aúdios de Nélio Botelho e do Diretor da ANUT estão disponíveis no site da Câmara, assim como dos demais expositores. A apresentação de Araújo foi no dia 10/4 e a de Nélio Botelho no dia 16/4. http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/54a-legislatura/modificacoes-a-lei-no-12.619-profissao-motorista