A Ecopistas, concessionária do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, espera que entre 870 e 910 mil veículos passem pelas quatro praças de pedágio que administra, nos dois sentidos, ao longo do feriado de Páscoa, de 2 a 5 de abril. Considerando o movimento estimado na praça de pedágio de Itaquaquecetuba, no sentido interior da rodovia Ayrton Senna, a expectativa é de que entre 190 e 214 mil veículos deixem a capital.

Na saída dos motoristas para o feriado de Páscoa, a previsão é de que o fluxo de veículos seja mais intenso das 15h às 17h de quinta-feira (02) e entre 10h e 12h de sexta-feira (03). No retorno a São Paulo, a Ecopistas espera maior fluxo de veículos entre 15h e 17h de domingo (05).

Recursos disponíveis

Nos quatro dias de operação, a Ecopistas disponibilizará cerca de 387 profissionais e viaturas de atendimento aos usuários, entre elas: quatro ambulâncias de resgate, uma UTI móvel, seis rotas de inspeção de tráfego, cinco guinchos leves, dois guinchos pesados e seis veículos de apoio. Além desses, a concessionária contará com seis guinchos tipo plataforma e um veículo de supervisão para os períodos de maior movimentação nas estradas.

Para evitar que se formem filas nos horários de pico, as praças de pedágio funcionarão com capacidade máxima e será implantada a Operação Papa-fila. Nessa operação, 55 funcionários devidamente identificados, estarão à disposição dos motoristas para realizar a cobrança antecipada às cabines, nas faixas de rolamento.

 Operação Faixa Reversível

Nos períodos de maior movimento no sentido litoral e interior, a Ecopistas poderá implantar a Operação Faixa Reversível, na qual os condutores que se dirigem à cidade de Campos do Jordão e ao sul de Minas Gerais terão uma faixa exclusiva para trafegar, entre o km 128 e o km 130 da rodovia Carvalho Pinto. A faixa da esquerda da pista que opera em direção a São Paulo terá seu sentido invertido e servirá como mais uma opção aos motoristas. A velocidade máxima permitida nesta faixa será de 80 km/h.