O DNIT, através do consórcio Construcap – MAC Engenharia, finaliza a estrutura de mais um viaduto no lote 29 das obras de duplicação da BR-101 Sul. O objetivo é liberar as pistas elevadas do acesso à Sanga da Areia, no km 422, em Araranguá, ao tráfego de veículos nas próximas semanas.

Os trabalhos seguem na conclusão do pavimento asfáltico para a ligação entre a cabeceira Norte e a estrutura do viaduto, e acabamentos estéticos, entre eles a instalação de meio-fio para evitar erosão nos taludes. Na cabeceira Sul, a sinalização horizontal foi instalada, contemplando a pintura de faixas para a travessia de pedestres nas vias lindeiras do entorno do viaduto.

Nos taludes, gramíneas em leivas foram aplicadas para evitar ação erosiva que comprometa o aterro aterro. Resta concluir o pavimento nas pistas do vão inferior, o que deve ser executado nos próximos dias. A comunidade lindeira às obras de arte especial (OAE) conta, desde 2011, com passeios públicos (calçadas) no trecho, evitando que pedestres se exponham ao fluxo da rodovia.

Com o viaduto finalizado, o segmento de pistas duplicadas, no lote 29, terá um acréscimo aproximado de mais dois quilômetros, ligando os outros três viadutos já concluídos e liberados: no km 424 (Sanga da Toca), mo km 426 (Sanga da Toca e acesso a Ermo/Turvo) e no km 432 (Guarita, em Sombrio). Hoje há seis quilômetros de pistas duplicadas entre o km 423 e o km 429.

Redobre os cuidados nas ruas lindeiras – A retomada das obras no lote 29 da BR-101 Sul, entre os municípios catarinenses de Araranguá a Sombrio, expande trabalhos além das pistas e obras de arte Especiais. As ruas lindeiras, que recebem o fluxo de pedestres, trabalhadores e equipamentos da obra, são fundamentais para o tráfego entre os bairros e execução de desvios de pistas. Com isso, os cuidados nessas vias devem ser redobrados para evitar acidentes.

Os alunos das escolas lindeiras à rodovia, que utilizam as vias laterais, precisam manter muita atenção às obras de execução de drenagem. Há locais em que são necessários trabalhos de escavação para instalação de tubos, próximo aos pontos onde há fluxo de pedestres. Além das obras na drenagem, há trânsito de veículos para acessos a postos de combustíveis, indústrias e residências.

Atenção à sinalização – Os motoristas devem observar à sinalização que indica as velocidades máximas para cada trecho de obras. A Polícia Rodoviária Federal de Tubarão pede atenção para a saída de trechos duplicados para os de pista simples, nos quais o tráfego é em mão dupla.

O DNIT e a PRF pedem ainda que sejam redobrados os cuidados principalmente nos desvios entre os municípios de Araranguá a Sombrio e no trecho entre Laguna e Capivari de Baixo, do km 319 ao km 329. Os desvios estão identificados, cabendo aos motoristas respeitarem a sinalização de segurança e os limites de velocidade definidos.