A decisão judicial que determina o fechamento da Via das Palmas, conhecida como Cascalheira, é o motivo para o protesto de centenas de moradores que usavam o local como atalho para desviar do pedágio localizado na Estrada do Coco (BA-009).

Desde a manhã deste domingo, 18, quase 200 manisfestantes com mais de 50 veículos deixam a região, que dá acesso ao Litoral Norte de Salvador, completamente congestionada. Os protestos foram iniciados por volta das 10h30, e os manisfestantes seguem para a região de Arembepe.

De acordo com agentes do Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os moradores de localidades que são acessadas por meio da via – a exemplo de Arempe e Vilas do Atlântico – protestam contra o bloqueio da estrada, deteminado por ordem judicial publicada no Diário Oficial da Justiça no dia 18 de novembro, e requerida pela Concessionária Litoral Norte (CLN), responsável pela administração da rodovia.

Agentes da Concessionária Litoral Norte (CLN) confirmaram a realização do protesto, mas, até o final desta manhã, a equipe de reportagem de A TARDE não consegui falar com a assessoria do órgão para falar sobre o assunto.

O valor do pedágio para os carros pequenos é de R$ 4,90, em dias comuns, ou R$ 6,90, em finais de semana e feriados. Há 11 anos, o acesso à via é cobrado.