A população, a indústria e o comércio da Região Metropolitana de Campinas, do Aglomerado Urbano de Jundiaí e da Região Metropolitana de São Paulo passam a contar com melhorias em vários trechos da Rodovia Anhanguera (SP-330). Estão sendo entregues 24 quilômetros de novas marginais e 3ª faixas, o que aumentará a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários.

As novas pistas aumentarão em 50% a capacidade da rodovia nestes trechos. Também começam a ser construídos mais nove quilômetros de pistas marginais e outros dez de 3ª faixa na mesma região de Campinas e na chegada à Capital. Participam da cerimônia de entrega das novas pistas o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Logística e Transportes do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, e a diretora geral da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Karla Bertocco Trindade.

Cerca de 170 mil pessoas, além de indústrias e outras empresas serão beneficiadas com os novos trechos que começam hoje a operar nas regiões de Campinas e Jundiaí. Foram investidos R$ 37,5 milhões nestas obras de ampliação. No total, foram gerados 400 postos de trabalho durante as obras executadas pela concessionária AutoBan, sob fiscalização da ARTESP.

As marginais do km 86 ao km 89 e a 3ª faixa do km 62 ao km 71 começaram a ser construídas em 2012. Já as obras da 3ª faixa do km 19,3 ao km 25 (pista Norte) e do km 19,490 ao km 25 (pista Sul) tiveram início em 2009. Entre 28 mil e 35 mil veículos circulam diariamente nos trechos citados.

Confira as obras entregues hoje:

– Vias marginais: km 86 ao km 89 (sentido Interior), em Campinas.
Valor de investimento: R$ 9 milhões.
Aumento em 50% da capacidade de tráfego da via.
– Terceira Faixa:
Trecho 1: km 62 ao km 71 (sentido Interior), entre Jundiaí e Louveira.
Valor de investimento: R$ 12,5 milhões.
Aumento em 50% da capacidade de tráfego da via.
Trecho 2: km 19,390 ao km 25 (sentido Interior) e km 19,490 ao km 25 (sentido Capital), entre Osasco e São Paulo.
Valor de investimento: R$ 16 milhões.
Aumento em 50% da capacidade de tráfego da via.

Mais melhorias

Além dos trechos entregues, começam hoje outras etapas da obra: implantação de nove quilômetros de marginais e outros dez de 3ª faixa, por onde passam cerca de 32 mil veículos todos os dias. As obras têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2014.

Veja os trechos cuja construção inicia hoje:
– Vias marginais: km 86 ao km 92 (sentido Capital) e km 89 ao km 92 (sentido Interior), entre Valinhos e Campinas.
Valor de investimento: R$ 24,5 milhões.
– Terceira faixa: km 71 ao km 76 (ambos os sentidos), entre Louveira e Vinhedo.
Valor de investimento: R$ 14,6 milhões.

Benefícios – Todas essas melhorias são parte de um pacote de obras para ampliação da SP 330 e alcançam R$ 142 milhões em investimentos, originados nas tarifas de pedágio. Os trabalhos são executados pela concessionária AutoBan sob fiscalização da ARTESP, e no final vão beneficiar mais de 2 milhões de pessoas na região de Campinas, incluindo moradores das cidades vizinhas à rodovia, além de outras como Limeira, Hortolândia, Vinhedo e Valinhos. Também serão beneficiados os trabalhadores de diversas empresas ao longo da via, entre elas estão Honda, 3M, Pirelli, Goodyear, Bosch e Foxconn.

As obras são viabilizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, que também favorece os municípios cortados por rodovias da malha concedida com o repasse de ISS-QN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). O imposto incide sobre a tarifa de pedágio desde 2000. Até 2012, o repasse foi de R$ 119,7 milhões para Campinas, R$ 39,9 milhões para Sumaré, R$ 18,9 milhões para Americana, R$ 89,9 milhões para Jundiaí e R$ 6,9 milhões para Louveira. A transferência é feita para 256 prefeituras, proporcionalmente à extensão da rodovia que atravessa o município.

Investimentos na RMC – Mais de R$ 448 milhões estão sendo investidos nos municípios da Região metropolitana de Campinas pelo Programa de Concessões desde 2011. O valor leva em conta obras em andamento ou concluídas, como duplicações, implantação de marginais e faixas adicionais e construção de dispositivos de acesso e retorno. Em abril, teve início a construção de 68 quilômetros de 5ª faixa na Rodovia dos Bandeirantes, nos dois sentidos, do km 13 ao km 47, entre São Paulo e Jundiaí. Obras estão orçadas em R$ 155 milhões e vão beneficiar cerca de 3,5 milhões de habitantes das cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, além do município de Jundiaí e cidades vizinhas. Em breve terá início a construção do prolongamento da Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira (SP 83), conhecida como Anel Viário de Campinas. A Cetesb já concedeu parecer favorável ao projeto, orçado em R$ 74,5 milhões. O prolongamento irá até o quilômetro 118,2, no entroncamento com a Rodovia dos Bandeirantes. Em janeiro já foi entregue a terceira faixa da Rodovia Anhanguera (SP 330) entre o km 62 e km 71 no sentido capital (R$ 13,1 milhões). Há ainda construção das marginais da D.Pedro I (R$ 42 milhões), entre outras obras.