O mau tempo parece ter mudado os planos de cerca de metade dos turistas que pretendiam descer á Serra durante esse feriado prolongado. Conforme balanço divulgado pela Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), apenas 160 mil veículos passaram pelos pedágios desde as 11 horas de quinta-feira.

A expectativa da empresa era de que entre 260 e 360 mil carros passassem pelas rodovias do sistema durante as primeiras 32 horas da Operação Descida. A contagem de descida, entretanto, será mantida pela Ecovias até domingo, quando será finalizado o balanço do feriado de Dia de Nossa Senhora da Aparecida.

Neste sábado, a Operação Descida voltou a ser implantada entre as 8 e às 14 horas. Entretanto, pouco deverá alterar o movimento nas estradas que ligam a Capital e o Litoral.


Desde quinta-feira, cerca de 160 mil veículos desceram a serra em direção às cidades da região

Subida

A partir das 15 horas, a Ecovias dará início à Operação Subida, que prosseguirá até a meia-noite de domingo, com exceção da madrugada, para facilitar o tráfego de caminhões com carga pesada. Na segunda-feira pela manhã, a concessionária também pretende manter um esquema que facilite o retorno dos motoristas que voltarão à Capital somente após o final de semana prolongado.

O gerente de Atendimento ao Usuário, Eduardo Di Gregório, lembra que as operações especiais com inversão de sentido das pistas são válidas apenas no trecho de serra, entre o km 40 e km 55 de Anchieta e entre o km 40 e km 57 pela Imigrantes, e poderão sofrer alterações de acordo com o volume de tráfego.