Um engavetamento envolvendo cinco carros, um caminhão e dois ônibus na altura do km 42 da Anchieta, em São Bernardo do Campo, deixou uma pessoa morta e outras nove feridas, segundo a Polícia Rodoviária Estadual. O acidente ocorreu ontem, por volta das 9h40, e a pista no sentido litoral teve de ser totalmente bloqueada por quase seis horas, até as 16h.

O motorista do caminhão foi preso em flagrante por homicídio culposo (sem intenção de matar). Ele disse à polícia que perdeu o controle do veículo. “De acordo com o tacógrafo, ele estava a 95 km/h e na faixa da esquerda”, afirmou ao G1 a delegada Kátia Martins, do 4° DP de São Bernardo do Campo. No trecho em que ele estava, a velocidade máxima permitida era de 50 km/h, e caminhões não podem trafegar pela faixa da esquerda. Segundo a delegada, ele já possuía passagens pela polícia, por crimes de lesão corporal dolosa, receptação e apropriação indébita.

A Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, disse que a visibilidade era total no momento e não havia nenhum ponto de neblina – como quando ocorreu o megaengavetamento com quase 300 veículos, que feriu 52 pessoas e matou uma, em 15 de setembro.

“Acabou o freio”

A Ecovias apontou a perda de freio do caminhão como a hipótese mais provável pelo acidente, e o próprio ajudante do caminhoneiro confirmou o problema. Albacir Carlos Ferreira afirmou à Folha Online que, na descida da serra, o motorista o alertou sobre a falha: “Acabou o freio. A gente vai morrer”. O ajudante saltou do caminhão antes de ele ganhar velocidade e bater. Ele machucou o pé, e o caminhoneiro teve ferimentos leves.

A pessoa que morreu era uma mulher de 53 anos, ela estava em um carro que foi atingido pelo caminhão e, depois, prensado contra outro veículo. Um homem estava no mesmo carro e teve ferimentos moderados. Outras duas pessoas pessoas ficaram em estado grave e quatro com ferimentos leves.