O motorista da carreta que se envolveu no acidente com uma van, resultando na morte de dez pessoas no último fim de semana, prestou depoimento nesta quinta-feira (20) na delegacia de Irajuba, cidade na região centro-sul da Bahia.

Segundo o delegado Arão Borges, que investiga o caso, ele compareceu à unidade por volta das 13h, como havia sido marcado, acompanhado da sua advogada. Ele foi liberado logo após o depoimento e vai responder ao processo criminal em liberdade.

“Segundo a sua versão, ele estava em uma descida quando apareceu um carro na frente. A pista tinha três vias, mas, descendo, tinha uma só. Para não colidir, ele foi para a contramão e o outro carro, de forma brusca, bateu nele”, explica o delegado, que afirma que irá autuá-lo por homicídio doloso. “Ele correu risco da produção do crime, já que foi parar na contramão”, acrescenta.

O delegado diz que o motorista desmaiou no local e foi socorrido por outro motorista, que dirigia um caminhão com verduras, para um hospital na cidade de Itaquara. O delegado tem até 30 dias para entregar o inquérito ao Ministério Público da Bahia, que pode denunciá-lo ou não à Justiça.

A batida entre a carreta e a van, que levava trabalhadores de São Paulo para Alagoas, aconteceu por volta das 4h de domingo (16), na BR-116, perto da cidade de Irajuba. Das vítimas, nove delas morreram no local e uma no hospital. Outras duas pessoas ficaram feridas. A batida entre a van e a carreta foi frontal, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Por conta das marcas de freio na pista, a polícia apontou que a carreta invadiu a contramão.