Projeto já foi autorizado pelo Governo, mas não tem data para sair.
Rodovia é a principal ligação entre Porto Alegre e o sul do estado.
Do G1 RS, com informações da RBS TV

Comente agoraPrincipal ligação entre Porto Alegre e o sul do Estado e um importante corredor para o Mercosul, o trecho gaúcho da BR-116 precisa urgentemente de duplicação. Essa é a constatação dos motoristas que se arriscam diariamente pela rodovia, na última reportagem da série especial da RBS TV sobre as condições das estradas do Rio Grande do Sul.

Concedida à iniciativa privada, a BR-116 tem boas condições no trecho de Pelotas. A pista não apresenta buracos e o acostamento está bem preservado. Em São Lourenço do Sul, a ponte destruída pela enchente de março está sendo reconstruída. O acesso à cidade já foi recuperado.

O principal problema da rodovia é o fluxo intenso de caminhões. A BR-116 é tão importante para o transporte de cargas que motoristas se arriscam mesmo em condições adversas na pista simples. A chuva é apenas uma das dificuldades enfrentadas na via. “À noite, é complicado. Até chegar ao trecho de Porto Alegre é muito caminhão”, diz Amadeo Flores, que também é caminhoneiro e já se acidentou na estrada.

Por enquanto, a obra está em fase de “intenção”. O projeto já foi autorizado pelo Governo, mas a duplicação ainda não tem data para ser feita. Na última quinta-feira, deputados federais gaúchos teriam recebido do ministro dos Transportes, Paulo Passos, a garantia de que as obras de duplicação do trecho Guaíba-Pelotas devem começar nos primeiros meses de 2012.