O movimento nas estradas pedagiadas em dezembro registrou alta de 1,4% em comparação com novembro, em dados dessazonalizados, segundo o índice ABCR, produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada.

O fluxo de veículos leves avançou 1,6% no período, enquanto o volume de veículos pesados cresceu 1,4%. O economista da Tendências, Bernardo Wjuniski, explicou que o desempenho do índice de leves reflete a expansão do tráfego de automóveis, o que está em linha com o crescimento da renda no país. “Isso levou mais gente a sair de férias em dezembro do que o habitual”, afirmou.

O fluxo dos pesados, segundo o economista, reafirma a expectativa de melhora da produção industrial. “Esse resultado indica um final de 2010 melhor do que o registrado no início do segundo semestre, apontando um início de 2011 também melhor para a produção industrial”, disse Wjuniski. “A melhora da produção industrial contribui para a melhora do desempenho da economia como um todo.”

Em relação a dezembro de 2009, o movimento total de veículos apresentou expansão de 9,3%. O fluxo de veículos pesados cresceu 10,4% e o de leves apresentou alta de 9,0%.

No acumulado de 2010, o fluxo total teve expansão de 7,9%, o de leves cresceu 6,8% e o tráfego de pesados avançou 11,4%.